MEDITAÇÃO SOBRE A INSTRUÇÃO DOS POBRES

MEDITAÇÃO SOBRE A INSTRUÇÃO DOS POBRES

 

 

I. Homens apostólicos, aprendei de São José a instruir os pobres. Esta função não é brilhante aos olhos dos homens, mas é grande diante dos de Deus e digna de todo o vosso zelo. É proveitoso em méritos e consolações para vós, e em frutos de salvação para aquelas pobres almas, ai! muitas vezes abandonadas. Não sois amado, Senhor, porque não sois conhecido; se o mundo vos conhecesse, vos amaria. (Santo Agostinho).

 

II. Pais de família, vigiem a instrução dos seus filhos. Envie-os à Igreja para aprenderem o caminho do céu; instrua-os sobre os deveres que a religião lhes impõe. Uma palavra de vossa boca causará muita impressão em seu coração; não tolereis seus vícios e mostrai bondade especial àqueles que são mais virtuosos. Que glória para vós, se ganhais para Deus a alma de vossos filhos! Não repeleis a vossos filhos, eles têm a mesma natureza que vós. (São Inácio).

 

III. Se a tua posição não permitir que trabalhes na instrução e edificação de teu próximo, pelo menos ore a Deus pela conversão dos pecadores. Tuas orações atrairão mais almas para Deus do que as obras dos homens apostólicos. Enquanto eles irrigam a terra com seu suor e sangue, tu obterás da graça celestial, aquele orvalho celestial que deve torná-lo fértil. O que tu fazes pela conversão dos pecadores? Pelo menos humilha-te: e se não podes fazer nada pela salvação dos outros, trabalhes seriamente para salvar tua alma.

 

 

[MEC id=”398126″]

 

 

HOMILIA
HOMILIA DA LITURGIA DA MISSA DE HOJE