Meditação | Por que Deus permite que existam heresias na Igreja

Meditação | Por que Deus permite que existam heresias na Igreja

Por que Deus permite que existam heresias na Igreja
Por que Deus permite que existam heresias na Igreja

Meditação | Por que Deus permite que existam heresias na Igreja

Mas alguém poderá dizer: Por que Deus permite que com tanta frequência pessoas insignes da Igreja se ponham a defender doutrinas novas entre os católicos? A pergunta é legítima e merece uma resposta ampla e detalhada. Mas responderei fundamentando-me não em minha capacidade pessoal, mas na autoridade da Lei divina e no ensinamento do Magistério eclesiástico. Ouçamos, pois, a Moisés: que ele nos diga o porquê de vez em quando Deus permite que homens doutos, inclusive chamados profetas pelo Apóstolo por causa de sua ciência, se ponham a ensinar novos dogmas que o Antigo Testamento chama, em seu estilo alegórico, de divindades estrangeiras. (Realmente os hereges veneram suas próprias opiniões tanto como os pagãos veneram seus deuses). Moisés escreve:

“Se se levantar no meio de ti um profeta ou um visionário – ou seja, um mestre confirmado na Igreja, cujo ensinamento seus discípulos e ouvintes creem ser proveniente de alguma revelação – anunciando-te um sinal ou prodígio, e suceder o sinal ou o prodígio que anunciou…” (Dt 13,1-2a)

Certamente, com estas palavras se quer assinalar um grande mestre, de tanta ciência que pode fazer crer a seus seguidores, que não somente conhece as coisas humanas, mas que também tem a presença das coisas que superam ao homem. Era mais ou menos isto que os discípulos de Valentim, Donato, Fotino, Apolinário e outros da mesma laia acreditavam. E como continua Moisés?

“…e te disser: vamos, sigamos outros deuses que te são desconhecidos e prestemos-lhes culto,” (Dt 13,2)

Quem são estes outros deuses senão as doutrinas erradas e estranhas? Que te são desconhecidos, ou seja, novas e inauditas. E prestemos-lhes culto, ou seja, acreditemos nela e as sigamos. Pois bem, o que diz Moisés neste caso?

“…tu não ouvirás as palavras desse profeta ou desse visionário;” (Dt 13, 3a)

Mas eu lhes ponho esta questão: Por que Deus não impede que se ensine o que Ele proíbe que se escute? Então Moisés responde:

“…porque o Senhor, vosso Deus, vos põe à prova para ver se o amais de todo o vosso coração e de toda a vossa alma”. (Dt 13,3b)

Assim, pois, está mais claro que a luz do sol o motivo por que de vez em quando a Providência de Deus permite mestres na Igreja que preguem novos dogmas: porque o Senhor, vosso Deus, vos põe à prova. E certamente que é uma grande prova ver um homem tido por profeta, por discípulo dos profetas, por doutor e testemunha da verdade, um homem sumamente amado e respeitado, que de repente se põe a introduzir ocultamente erros perniciosos. Tanto mais quanto que não existe possibilidade de descobrir imediatamente esse erro, posto que lhe apanha de surpresa, já que se tem de tal homem um juízo favorável por causa de seu ensinamento anterior, e se resiste ao condenar o antigo mestre ao qual nos sentimos ligados pela afeição.

Fonte: Católicos Telegram – Oficial

VULGATA

Bíblia Vulgata Latina: Uma obra-prima para estudiosos e amantes da língua latina

Bíblia Vulgata Latina: Uma obra-prima para estudiosos e amantes da língua latina

Se você é um estudioso das Escrituras ou um apaixonado pela língua latina, a Bíblia Vulgata Latina, editada por Alberto Colunga e Lorenzo Turrado, é a escolha perfeita para sua coleção. Esta edição clássica oferece a oportunidade única de estudar a Palavra de Deus em sua forma latina original, permitindo uma conexão profunda com os textos sagrados.

Mergulhe na riqueza da tradução latina

Primeiramente, a Bíblia Vulgata Latina é uma edição de prestígio que apresenta a tradução completa das Escrituras em latim. Traduzida por São Jerônimo no século IV, a Vulgata Latina é um marco histórico e uma referência para estudiosos e teólogos. Com esta edição, você terá em mãos um tesouro inestimável de conhecimento e sabedoria.

Desfrute da qualidade editorial de Alberto Colunga e Lorenzo Turrado

Além disso, esta edição da Bíblia Vulgata Latina foi cuidadosamente editada por Alberto Colunga e Lorenzo Turrado, dois renomados estudiosos e teólogos. A dedicação e o rigor acadêmico desses editores garantem que a obra seja uma fonte confiável e precisa para os leitores.

Admire a beleza e a elegância desta edição

Outro aspecto a ser destacado é a beleza e a elegância da Bíblia Vulgata Latina. Com uma encadernação de alta qualidade e um design clássico, esta obra será um destaque em sua biblioteca, além de ser um presente excepcional para amigos e familiares interessados em aprofundar seu conhecimento das Escrituras.

Aprofunde-se no estudo das Escrituras em sua forma latina original

Em resumo, a Bíblia Vulgata Latina, editada por Alberto Colunga e Lorenzo Turrado, é uma obra-prima para estudiosos e amantes da língua latina. Não perca a oportunidade de aprofundar-se no estudo das Escrituras em sua forma original e experimentar a riqueza do texto latino. Clique no link e adquira já a sua!

» EU QUERO! «

___________________________________________________________________________

MAIS CONTEÚDO

▶  SITE HOMILIAS 

▶  PRODUTOS CATÓLICOS 

▶  TELEGRAM

▶  YOUTUBE

▶  INSTAGRAM

▶  CLUBE DE LEITURA

▶  APLICATIVOS ANDROID

___________________________________________________________________________

avatar do autor
Editor
Como Editor do site Homilias, minha paixão é compartilhar reflexões inspiradoras e edificantes com a nossa comunidade. O meu objetivo é proporcionar conteúdo de qualidade que possa nutrir sua fé, fortalecer sua conexão com Jesus Cristo e oferecer perspectivas enriquecedoras para enfrentar os desafios do dia a dia. Acredito no poder transformador das palavras do Evangelho e na capacidade das homilias de tocar corações e transformar vidas! Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Tags:

Comments are closed

DISCERNIMENTO ESPIRITUAL
As Profecias de Nossa Senhora de Akita
A missa parte por parte
O Mínimo Que Você Precisa Saber Para Ser Um Católico
Como a Igreja Católica construiu a civilização ocidental - 11ª Edição
Salve Santa Rainha - a Mae de Deus na Palavra de Deus
Dicionário da Doutrina Católica
O quarto cálice: Desvendando o mistério da Última Ceia e da Cruz