MEDITAÇÃO SOBRE OS TRÊS CHICOTES DE DEUS

MEDITAÇÃO – OS TRÊS CHICOTES DE DEUS: A PESTE, A FOME E A GUERRA

 

 

I. A peste, a guerra e a fome são os três: flagelos que Deus costuma usar para punir os homens e lembrá-los de seus deveres. Se Deus te envia esses flagelos ou alguma outra aflição, diga o que São Lupa disse ao rei Átila, flagelo de Deus: “Seja bem-vindo, nós o desejávamos”. Nós nos permitimos ser corrompidos pela prosperidade, e Deus, para nos corrigir, nos conduz através das adversidades.

 

II. Deus ataca aquele que ama: ele frequentemente o visita através de doenças, humilhações e reversões de fortuna, a fim de te fazer desapegar das criaturas. Ele testa com o fogo da tribulação, como ouro no cadinho. Ele comuta a rigorosa tortura do purgatório com aflições. Depois disso, oh meu Deus, vou reclamar dos sofrimentos que Vós me enviais?

 

III. Os ímpios, por outro lado, desfrutam de todos os tipos de prosperidade. Riquezas, prazeres e honras em todos os lugares ao redor deles. Não te surpreendas com isso, eles têm o paraíso neste mundo. Deus, que é justo e não deixa nada sem recompensa, dá a eles bens nesta vida para recompensá-los por algumas boas ações que realizaram. Pobres bastardos! Regozijam-se em sua prosperidade, e não veem que ela é um sinal de reprovação! É um sinal da ira de Deus, pois o pecador não é punido aqui, se não o castiga neste mundo, é para puni-lo no outro. (São Bernardo).

 

 

 

[MEC id=”398126″]

 

 

HOMILIA
HOMILIA DA LITURGIA DA MISSA DE HOJE