MEDITAÇÃO – O CRISTÃO DEVE SER UM HOMEM DE DEUS

MEDITAÇÃO: O CRISTÃO DEVE SER UM HOMEM DE DEUS

 

I. És de Deus: Ele te criou, te preserva, te redimiu e a cada momento te enche de suas misericórdias. Não é verdade, talvez, que lhe deves uma infinidade de favores particulares? Ele é teu Deus e teu Pai, e ele será o teu juiz; pertences a ele por todos os tipos de títulos. Minha alma, recusarás sempre a se submeter a esse Deus que tem tantos direitos a tuas homenagens? Como agradeces tu aos favores que recebeste de sua liberalidade? Minha alma, não te submeterás a Deus? (O salmista)

 

II. Desde que és de Deus, deve referir a Deus tuas ações, teus pensamentos e tuas palavras; aquele a quem a árvore pertence tem o direito de colher seus frutos. Que felicidade para ti trabalhar para um senhor que encoraja teus trabalhos, aplaude teus sucessos e os recompensa tão generosamente! Como meu corpo, minha alma, minha memória, meu entendimento, minha vontade e meus sentidos trabalham para Deus?

 

III. Se não és um homem de Deus, a quem pertences? Para quem trabalhas? Para o demônio que te quer condenar, para o mundo que te engana, para teu corpo que não é nada além de podridão, por honrarias que não são nada além de vaidade, por riquezas que terás que abandonar na morte! Procure um senhor que seja tão bom, tão poderoso, tão liberal, tão perfeito quanto Deus; se não encontrá-lo, volte para o Senhor teu Deus. Se alguém é piedoso, isto é um homem de Deus, o ímpio é o homem do diabo, não por natureza, mas por sua própria escolha. (Santo Inácio).

 

 

[MEC id=”398126″]

 

 

HOMILIA
HOMILIA DA LITURGIA DA MISSA DE HOJE