MEDITAÇÃO – BOM É SERVIR A DEUS E NÃO AO MUNDO

MEDITAÇÃO – BOM É SERVIR A DEUS E NÃO AO MUNDO

I. Muita pouca coisa Deus pede aos seus servos, e essas coisas são honrosas, úteis e agradáveis. É honroso servir a Deus, mesmo no mundo, porque os servos de Deus são respeitados desde que são conhecidos. É útil servi-lo: Deus não precisa de nós, mas nós não podemos existir sem Ele. Esse serviço é agradável, porque a prática da virtude está de acordo com a razão e Deus preenche de consolações celestiais os que O servem. Experimente a verdade do que digo: sirva a Deus fielmente e logo confessarás que o prazer de servir a um Senhor tão bondoso excede o trabalho de guardar seus mandamentos.

II. Os adoradores do mundo, ao contrário, sofrem uma intolerável servidão. Não é uma vergonha ser um escravo do diabo e das próprias paixões? Homens voluptuosos desprezam, no fundo de seus corações, seus companheiros de devassidão. A felicidade não pode reinar num coração dilacerado pelos arrependimentos da consciência e agitado pelas tempestades das paixões. Um pouco de ouro, uma falsa estima, a serem abandonados muito em breve, aí estão as recompensas vãs com as quais o mundo recompensa seus servos; e, no entanto, sempre se sofre mais para agradar o mundo do que para agradar a Deus. (Santo Agostinho).

III. Por que o mundo tem muitos seguidores e Jesus Cristo tenha tão poucos servidores? Ocorre que os ensinamentos de Jesus Cristo são abandonados para pensar apenas nas máximas do mundo. Deseja-se aproveitar os bens presentes e os da vida futura são desprezados! Segue-se o costume e o impulso das paixões, e não a doutrina infalível de Jesus Cristo. Jesus Cristo foi chamado Verdade e não costume. (Tertuliano).

[MEC id=”398126″]

HOMILIA
HOMILIA DA LITURGIA DA MISSA DE HOJE