Meditação | Ascensão de Cristo

Meditação | Ascensão de Cristo

Meditação | Ascensão de Cristo

 

 

 

 

 

Meditação | Ascensão de Cristo

Meditação | Ascensão de Cristo

 

 

 

Meditação | Ascensão de Cristo

 

 

 

 

I. A Ascensão de Cristo foi sublime, porque subiu aos céus.

   1° Sobre todos os céus corpóreos, como diz o Apóstolo: Aquele que desceu, é aquele mesmo que também subiu acima de todos os céus (Ef 4, 10).

 

   E isto foi realizado pela primeira vez por Cristo. Porque anteriormente o corpo terreno apenas estava na terra, a tal ponto que o mesmo Adão foi colocado também no Paraíso terrestre.

 

   2° Subiu sobre todos os céus espirituais, isto é, as naturezas espirituais: E pondo-o à sua mão direita no Céu, acima de todo o principado, potestade, virtude e dominação, acima de todo o nome que é nomeado, não só neste século, mas também no futuro. Pôs debaixo dos seus pés todas as coisas (Ef 1, 20-23).

 

   3° Subiu até o trono do Pai. Elevou-se ao Céu, e foi sentar-se à direita de Deus (Mc 16, 9). O qual há de entender-se metaforicamente, porque, como Deus, diz-se que está sentado à direita do Pai, quer dizer, em igualdade com o Pai, quanto aos melhores bens. O Diabo ambicionou também isto, como se lê em Isaías: Subirei ao Céu (14, 13). Porém não chegou senão Cristo.

 

 

 

II. A Ascensão de Cristo foi racional, porque tem por termo os céus.

   1° Porque o Céu era devido a Cristo por sua natureza; pois é natural que cada qual regresse ao ponto de sua origem. O princípio de origem de Cristo é Deus, que está sobre todas as coisas. E ainda quando também os santos sobem ao Céu, não sobem como Cristo, pois Cristo subiu por sua virtude, e os demais santos são levados por Cristo. Também pode dizer-se que ninguém sobe aos céus senão Cristo, porque os santos não sobem senão enquanto são membros de Cristo, que é cabeça da Igreja.

 

   2º O Céu era devido a Cristo também por sua vitória; posto que Cristo foi enviado ao mundo para pelejar contra o Diabo e o venceu, e por isso mereceu ser exaltado sobre todas as coisas.

 

   3° Por sua humildade. Porque nenhuma humildade é tão grande como a humildade de Cristo, que, sendo Deus, quis fazer-se homem, e sendo Senhor, quis tomar forma de servo. Por isso mereceu ser elevado até o Céu, até o trono de Deus; já que a humildade é o caminho para a exaltação.

 

 

 

III. A Ascensão de Cristo foi útil para três coisas.

   1° Para conduzir-nos para lá. Precisamente subiu para conduzir-nos; pois não sabíamos o caminho e Ele nos mostrou; e para dar-nos segurança da posse do Reino celestial..

 

   2º Para nossa segurança; pois Ele subiu para rogar por nós.

 

   3° Para atrair a si nossos corações: Onde está o teu tesouro, aí está também o teu coração (Mt 6, 21). Para que desprezemos as coisas temporais: Se ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são lá de cima, onde Cristo está sentado à destra de Deus; afeiçoai-vos às coisas que são lá de cima, não às que estão sobre a terra (Cl 3, 1-2).

 

-In Symb

 

 

 

Homilias diárias - junho de 2023: de acordo com o Calendário Litúrgico da Igreja Católica

Homilias diárias – junho de 2023: de acordo com o Calendário Litúrgico da Igreja Católica

 

 

MAIS CONTEÚDO

 

▶  SITE HOMILIAS 

▶  PRODUTOS CATÓLICOS 

▶  TELEGRAM

▶  YOUTUBE

▶  INSTAGRAM

▶  CLUBE DE LEITURA

▶  APLICATIVOS ANDROID

 

 

author avatar
Editor
Como Editor do site Homilias, minha paixão é compartilhar reflexões inspiradoras e edificantes com a nossa comunidade. O meu objetivo é proporcionar conteúdo de qualidade que possa nutrir sua fé, fortalecer sua conexão com Jesus Cristo e oferecer perspectivas enriquecedoras para enfrentar os desafios do dia a dia. Acredito no poder transformador das palavras do Evangelho e na capacidade das homilias de tocar corações e transformar vidas! Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Tags: