MEDITAÇÃO – AS TRÊS QUALIDADES DA VIDA DO CRISTÃO

MEDITAÇÃO SOBRE TRÊS QUALIDADES DA VIDA DO CRISTÃO

 

l. São Jerônimo nos fornece o tema desta meditação na carta que ele escreveu para Rústico. “Não há nada”, ele diz, “mais feliz que o cristão porque lhe foi prometido o céu”. Aí está a fonte de sua grandeza e felicidade. O cristianismo faz de ti um filho de Deus e te dá o direito à herança do paraíso. “Quão rico eu sou”, disse São João Crisóstomo, “desde que pela graça possuo Deus, que é a fonte de todos os bens!” Minha alma, suba para o céu para o qual foste criada e despreze a terra como indigna de ti.

 

II. Nada parece mais doloroso do que a vida do cristão. “Nós não nascemos cristãos”, diz Tertuliano, “nós nos tornamos, e nos tornamos com muito trabalho”. Devemos lutar contra o diabo, contra o mundo, contra si mesmo, não uma vez, mas todos os dias, até o último suspiro. Devo, portanto, resolver seguir-te, meu bondoso Jesus, para levar contigo a cruz e a coroa de espinhos. Sem mais flores ou iguarias, já que meu Mestre está sofrendo, renuncio para sempre os prazeres da terra.

 

III. Não há nada mais forte que o cristão por que derrota o diabo, e se ergue acima de todas as coisas do mundo, e tem certeza de que Deus não o abandonará nas tentações. Considera o que os mártires sofreram com a ajuda dos auxílios de Deus. O que tu farias se algum tirano testasse tua fé através de tormentos? Prepara-te para o martírio através da mortificação contínua. A vida do cristão é o aprendizado do martírio. (Tertuliano).

 

 

[MEC id=”398126″]

 

 

HOMILIA
HOMILIA DA LITURGIA DA MISSA DE HOJE