MEDITAÇÃO – A VIDA DE SANTA CLARA

MEDITAÇÃO SOBRE A VIDA DE SANTA CLARA

 

I. Santa Clara é representada com o Santíssimo Sacramento na mão, e pode-se dizer que ela contemplou A Jesus Cristo, neste adorável mistério, para reproduzir em sua vida as virtudes de que ele dá exemplo. O que é mais pobre do que Jesus Cristo escondido na Eucaristia? Está despojado de todos os seus tesouros e todos os atributos de sua divindade estão aturdidos. Santa Clara imitou essa pobreza; fundou uma Ordem religiosa que vive apenas de esmolas. Que amor nós temos pela pobreza? Para se casar com ela, Jesus desceu do céu para a terra, e tu, evitando-a, te precipitas ao inferno. Quão abençoados são os cristãos para poderem adquirir o reino dos céus através da pobreza! (Santo Agostinho).

 

II. Nada é mais puro, mais casto do que Jesus Cristo na Eucaristia: tem um corpo, mas este corpo é glorificado e privado de todas as satisfações dos sentidos. Santa Clara imitou essa mortificação; Tal era o seu zelo por jejum e austeridades, que São Francisco foi forçado a moderar isso. O que tu dizes disso, cristão efeminado? O pensamento das mortificações que este santo tem praticado, não é suficiente para assustar sua pusilanimidade?

 

III. A obediência de Jesus Cristo na Eucaristia é admirável: obedece à voz do sacerdote, independentemente do mérito da pessoa que o manda; Está à sua disposição dia e noite. Foi assim que Santa Clara obedeceu a São Francisco; e é assim que tu deves obedecer teus superiores. Olhe para Jesus no Santíssimo Sacramento, olhe para ele na cruz e não lhe custará mais obedecer aos mandamentos que Ele te dá através da boca de teus superiores.

 

 

[MEC id=”398126″]

 

 

HOMILIA
HOMILIA DA LITURGIA DA MISSA DE HOJE