Meditação | A sede da água viva

Meditação | A sede da água viva

 

 

 

 

Meditação | A sede da água viva

 

   O que beber da água que eu lhe der, jamais terá sede (Jo 4, 14).

 

 

 

   A esta passagem parece opor-se aquela outra do Eclesiástico: Aqueles que me bebem terão ainda sede (24, 29). Como, pois, jamais terá sede quem beber desta água, isto é, da sabedoria divina, quando diz a mesma sabedoria: os que me bebem terão ainda sede?

 

   Ambas as coisas são verdadeiras, pois quem bebe da água que Cristo dá todavia tem sede, e ao mesmo tempo não tem sede; porém o que bebe da água material terá sede outra vez. Isto se dá por duas razões:

 

   1. Porque a água material não é perpétua, nem tem causa perpétua, isto é, o Espírito Santo, que é fonte inesgotável de vida. Por isso, o que dela bebe não terá sede jamais, do mesmo modo que jamais teria sede o que tivesse em si uma fonte de água viva.

 

   2. Pela diferença entre as coisas espirituais e as temporais. Pois que ainda que umas e outras produzam sede, no entanto esta é manifestada de maneira diversa. Porque o temporal, uma vez possuído, não produz certamente sede de si mesmo, mas sim de outras coisas; mas o espiritual acaba a sede de outras coisas, e produz sede de si mesmo.

 

A razão disto se funda em que o temporal se estima como de grande valor e suficiente, antes de ser possuído; porém uma vez que se tem, como não se encontra de tanto valor, nem suficiente para aquietar o desejo, não sacia este desejo, senão que provoca o desejo de possuir outra coisa..

 

   O espiritual não é conhecido senão quando se lhe possui. Ninguém conhece, senão quem o recebe (Ap 2, 17). E, portanto, não provoca nenhum desejo antes de ser possuído; porém quando se lhe tem e se lhe conhece, então deleita o coração e move o desejo, não certamente para possuir outra coisa, senão que como é saboreado imperfeitamente por causa da imperfeição do que lhe recebe, provoca uma possessão perfeita.

 

Desta sede se diz: A minha alma tem sede de Deus, de Deus vivo ¹⁰ (SI 41, 3).

 

   Esta sede não se elimina de todo neste mundo, porque não podemos perceber os bens espirituais nesta vida; e por conseguinte, aquele que beber desta água todavia teria sede, certamente, de sua perfeição; porém não terá sede jamais, como se faltasse a água, pois como se diz no Salmo 35, 9: Saciam-se com a abundância da tua casa.

 

Com efeito, na vida da glória, onde os bem-aventurados bebem perfeitamente a água da graça divina, não terão sede jamais. Bem-aventurados os que têm fome e sede da justiça, porque serão saciados (Mt 5, 6) na vida da glória.

 

— In Joan., IV

 

________

Rodapé:

¹⁰ Santo Tomás diz: Sedenta está minha alma de Deus, fonte viva.

 

 

 

 

 

Meditação | A sede da água viva | O que beber da água que eu lhe der, jamais terá sede (Jo 4, 14).

Clube de Leitura – Leitura Católica de Qualidade

 

 

author avatar
Editor
Como Editor do site Homilias, minha paixão é compartilhar reflexões inspiradoras e edificantes com a nossa comunidade. O meu objetivo é proporcionar conteúdo de qualidade que possa nutrir sua fé, fortalecer sua conexão com Jesus Cristo e oferecer perspectivas enriquecedoras para enfrentar os desafios do dia a dia. Acredito no poder transformador das palavras do Evangelho e na capacidade das homilias de tocar corações e transformar vidas! Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!