HOMILIA – Mc 9, 38-43.45.47-48

HOMILIA – Mc 9, 38-43.45.47-48

APRENDER A AMAR E SERVIR

Jesus continua a catequese com os discípulos, mediante algumas orientações práticas contra a ambição do poder. Mostra o equívoco da comunidade que proíbe alguém que não pertence ao grupo de retaliar um exorcismo em nome de Jesus, uma mentalidade de fechamento e arrogância.

Devemos reconhecer e aceitar a presença e a ação do Espírito de Deus através de tantas pessoas boas que não praticam os mesmo ritos e devoções que nós praticamos, nem professam a mesma fé, mas são sinais vivos do amor de Deus neste mundo. Ninguém é proprietário de Deus ou de Cristo.

Para Jesus o mais importante é o bem que qualquer pessoa possa realizar, independente de pertencer a este ou aquele grupo religioso. Um copo de água dado a quem tem sede é sempre bem-vindo, venha de onde vier.

Jesus é muito firme quando lembra que não podemos escandalizar os pequenos, os fracos na fé. O escândalo acontece quando alguns brigam pelo poder e querem ser os maiores, e sempre bem servidos nos seus interesses. O escândalo desvia a pessoa do bom caminho, do seguimento de Jesus Cristo.

Jesus usa figuras fortes: cortar à mão, o pé e arrancar o olho. Elas indicam o agir humano, apontam para o ser humano em ação. Os cortes radicais indicados por Jesus apontam para a exigência de eliminar o mal pela raiz, por impedir as pessoas de experimentarem a comunhão com o Pai.

É preciso tirar de dentro do nosso coração tudo o que se opõe à mensagem de Jesus e causa danos aos que querem viver na fidelidade a Ele. O que se deve arrancar é a ambição de poder para dominar, aparecer e oprimir. Devemos aprender a trilhar caminho do amor e do serviço generoso.

Rezemos: Senhor, quero fazer a sua vontade: Amar e servir. Acolher o bem com gratidão.

LITURGIA DIÁRIA – 26/09/21 – 26º DOMINGO – TEMPO COMUM

422-682 | CAPÍTULO SEGUNDO