HOMILIA – O PRIMEIRO A SERVIR – Mc 9, 30-37
O que os discípulos discutiam pelo caminho? A pergunta desconcerta os discípulos, que são pegos em flagrante fazendo algo indevido, e ficam sem graça e calados. O tema da discussão era a competição, algo contrário ao ensinamento de Jesus. Ele se dispõe a ensinar o verdadeiro sentido do seu ensinamento e os discípulos continuam com Ele.
Jesus revoluciona a mentalidade da época ao inverter o esquema de precedências. O primeiro deverá se comportar como último, o servidor de todos. A primazia do serviço deve caracterizar o modo de ser do discípulo do Reino. Sua grandeza consiste em ser solidário com todos. É o primeiro a servir!
Quem tem mania de grandeza, não serve para viver numa comunidade cristã. Nelas devem imperar o espírito de Jesus, a capacidade de se colocar a serviço. Pois todos são iguais, são irmãos e irmãs, filhos do mesmo Pai, regidos pela exigência do serviço fraterno. De modo especial, os mais pobres e marginalizados.
A escala de valores na ótica do Reino é invertida. O melhor é primeiro lugar, aparece como sendo o último. A criança, símbolo da inutilidade para os judeus, aparece como sendo o verdadeiro discípulo.
Pacientemente, Jesus repete a lição: “Entre vocês, quem quiser ser o maior seja o servidor de todos”. Nada de tirania, dominação e humilhação. O Reino não prevê lugar para dominador e dominados, explorador e explorados. Os sinais do Reino vão acontecendo, como atitude misericordiosa oferecida à humanidade.
Rezemos: Senhor, que eu compreenda a grandeza do ensinamento do Reino e seja um servidor de todos. O primeiro a servir.
O Senhor nos abençoe guarde.