REFLEXÃO – Com a solene procissão dos Ramos, iniciamos a Semana Santa. O Senhor quer celebrar a Páscoa em nossa casa.
REFLEXÃO – Com a solene procissão dos Ramos, iniciamos a Semana Santa. O Senhor quer celebrar a Páscoa em nossa casa.
“Meu Deus, porque me abandonaste?”
Mc 14, 1-15.47
VAMOS CELEBRAR A PÁSCOA COM JESUS.
Com a solene procissão dos Ramos, iniciamos a Semana Santa. O Senhor quer celebrar a Páscoa em nossa casa, em nossa vida. Jesus entra em Jerusalém de modo totalmente diferente. Muitos esperavam um Messias dominador, forte, guerreiro, capaz de expulsar os inimigos romanos da Palestina.
Jesus assume entrar num jumentinho emprestado, sinal de humildade e despojamento. Com as palavras do profeta Zacarias lembramos: “Eis que o rei vem… montado num jumentinho”. Sua marca é a justiça, o amor, a solidariedade com o povo.
A entrada foi barulhenta, agitada com cantos de alegria: Hosana, Bendito o que vem… a salvação chegou, o Messias chegou, trazendo a paz, as portas se abrem para o Redentor.
O medo, a insegurança, o sofrimento o desgosto… são superados num canto de esperança com Jesus que entra na cidade para realizar seu gesto redentor, vai nos salvar com a cruz, a entrega do amor.
Assim percorre as ruas de Jerusalém e entra também em nossa vida percorrendo todos as nossas ruas e becos, iluminando a escuridão e dando mais brilho a esperança e ao amor fraternal e serviçal.
Queremos acompanhar os passos de Jesus na densidade destes acontecimentos. Estar no cenáculo para lavar os pés e partilhar o pão e o vinho, o banquete da vida e tomar consciência de que Ele nos amou até a última gota. Acompanha-lo na agonia do Horto; estar com ele diante dos falsos tribunais deste mundo.
Com Jesus subir ao Calvário, ficando juntos até o último instante, como Maria, que com o coração sofrido, mas firme na fé até o fim, diante da cruz. Reconhecer como o centurião romano que Jesus é o Messias, o Filho de Deus, o Salvador. Só assim vamos participar de sua Ressurreição.
Rezemos: Senhor, que eu siga os teus passos sem medo. E viva esta semana na oração e no silencio da contemplação.
O Senhor nos abençoe e guarde