Liturgia Diária
ÚLTIMOS DIAS ANTES DO NATAL – 22-12 – ADVENTO
Ana dá graças pelo nascimento de Samuel.
Naqueles dias: Ana, logo que o desmamou, levou consigo Samuel à casa do Senhor em Silo, e mais um novilho de três anos, três arrobas de farinha e um odre de vinho. O menino, porém, era ainda uma criança. Depois de sacrificarem o novilho, apresentaram o menino a Eli. E Ana disse-lhe: ‘Ouve, meu senhor, por tua vida, eu sou a mulher que esteve aqui orando ao Senhor, na tua presença. Eis o menino por quem eu pedi, e o Senhor ouviu a minha súplica. Portanto, eu também o ofereço ao Senhor, a fim de que só a ele sirva em todos os dias da sua vida’. E adoraram o Senhor. Palavra do Senhor.
Meu coração exultou no Senhor, meu Salvador.
‘Meu coração exulta de júbilo no Senhor, / e minha fronte se eleva por meu Deus. / Minha boca desafia meus adversários, / porque me alegro na vossa salvação.
R.
O arco dos fortes quebrou-se, / enquanto os fracos são revigorados. Os saciados empregam-se pelo pão, / enquanto aos famintos não falta alimento. / A mulher estéril dá à luz sete vezes / enquanto a mãe fecunda fenece.
R.
O Senhor é quem dá a morte e a vida, / faz descer à morada dos mortos e de lá voltar. É o Senhor que torna pobre ou rico, / é ele que humilha e exalta.
R.
Levanta do pó o necessitado e do lixo ergue o indigente, e o faz assentar entre os príncipes, destinando-lhe um trono de glória.
R.
O Todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor.
Naquele tempo: Maria disse: ‘A minha alma engrandece o Senhor, e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, porque olhou para a humildade de sua serva. Doravante todas as gerações me chamarão bem-aventurada, porque o Todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor. O seu nome é santo, e sua misericórdia se estende, de geração em geração, a todos os que o temem. Ele mostrou a força de seu braço: dispersou os soberbos de coração. Derrubou do trono os poderosos e elevou os humildes. Encheu de bens os famintos, e despediu os ricos de mãos vazias. Socorreu Israel, seu servo, lembrando-se de sua misericórdia, conforme prometera aos nossos pais, em favor de Abraão e de sua descendência, para sempre. ‘Maria ficou três meses com Isabel; depois voltou para casa. Palavra da Salvação.
[MEC id=”398127″]