LITURGIA DIÁRIA – 26/09/21 – 26º DOMINGO – TEMPO COMUM

LITURGIA DIÁRIA – 26/09/21 – 26º DOMINGO – TEMPO COMUM
 
 
 
 
 

LITURGIA DIÁRIA – 26/09/21 – 26º DOMINGO – TEMPO COMUM

 
 
 
 
 

Tens ciúmes por mim? Quem dera que
todo o povo do Senhor fosse profeta.

Leitura do Livro dos Números 11, 25-29

Naqueles dias: O Senhor desceu na nuvem e falou a Moisés. Retirou um pouco do espírito que Moisés possuía e o deu aos setenta anciãos. Assim que repousou sobre eles o espírito, puseram-se a profetizar, mas não continuaram. Dois homens, porém, tinham ficado no acampamento. Um chamava-se Eldad e o outro Medad. O espírito repousou igualmente sobre os dois, que estavam na lista mas não tinham ido à Tenda, e eles profetizavam no acampamento. Um jovem correu a avisar Moisés que Eldad e Medad estavam profetizando no acampamento. Josué, filho de Nun, ajudante de Moisés desde a juventude, disse: ‘Moisés, meu Senhor, manda que eles se calem!’Moisés respondeu: ‘Tens ciúmes por mim? Quem dera que todo o povo do Senhor fosse profeta, e que o Senhor lhe concedesse o seu espírito!’Palavra do Senhor.

A lei do Senhor Deus é perfeita, alegria ao coração

A lei do Senhor Deus é perfeita, / conforto para a alma! / O testemunho do Senhor é fiel, / sabedoria dos humildes.
É puro o temor do Senhor, / imutável para sempre. / Os julgamentos do Senhor são corretos / e justos igualmente.

R.

E vosso servo, instruído por elas, / se empenha em guardá-las. Mas quem pode perceber suas faltas? / Perdoai as que não vejo!

R.

E preservai o vosso servo do orgulho: / não domine sobre mim! / E assim puro, eu serei preservado / dos delitos mais perversos.

R.

Vossa riqueza está apodrecendo.

Leitura da Carta de São Tiago 5, 1-6

E agora, ricos, chorai e gemei, por causa das desgraças que estão para cair sobre vós. Vossa riqueza está apodrecendo, e vossas roupas estão carcomidas pelas traças. Vosso ouro e vossa prata estão enferrujados, e a ferrugem deles vai servir de testemunho contra vós e devorar vossas carnes, como fogo! Amontoastes tesouros nos últimos dias. Vede: o salário dos trabalhadores que ceifaram os vossos campos, que vós deixastes de pagar, está gritando, e o clamor dos trabalhadores chegou aos ouvidos do Senhor todo-poderoso. 5Vós vivestes luxuosamente na terra, entregues à boa vida, cevando os vossos corações para o dia da matança. Condenastes o justo e o assassinastes; ele não resiste a vós. Palavra do Senhor.

Quem não é contra nós é a nosso favor
Se tua mão te leva a pecar, corta-a!

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos 9, 38-43. 45. 47-48

Naquele tempo: João disse a Jesus: ‘Mestre, vimos um homem expulsar demônios em teu nome. Mas nós o proibimos, porque ele não nos segue’. Jesus disse: ‘Não o proíbais, pois ninguém faz milagres em meu nome para depois falar mal de mim. Quem não é contra nós é a nosso favor. Em verdade eu vos digo: quem vos der a beber um copo de água, porque sois de Cristo, não ficará sem receber a sua recompensa. E, se alguém escandalizar um destes pequeninos que crêem, melhor seria que fosse jogado no mar com uma pedra de moinho amarrada ao pescoço. Se tua mão te leva a pecar, corta-a! É melhor entrar na Vida sem uma das mãos, do que, tendo as duas, ir para o inferno, para o fogo que nunca se apaga. Se teu pé te leva a pecar, corta-o! É melhor entrar na Vida sem um dos pés, do que, tendo os dois, ser jogado no inferno. Se teu olho te leva a pecar, arranca-o! É melhor entrar no Reino de Deus com um olho só, do que, tendo os dois, ser jogado no inferno, ‘onde o verme deles não morre, e o fogo não se apaga”. Palavra da Salvação.


No princípio era a diferença

“…vimos um homem expulsar demônios em teu nome, mas nós o proibimos, porque ele não anda conosco ”  (Mc 9,38)

Toda autêntica vida humana é vida “com” os outros, é convivência, é compartilhar… E convivência implica respeitar e se alegrar com a diversidade, considerando-a riqueza. É maravilhoso que haja raças, costumes, cultura, religiões, formas de pensar… diferentes.

A diversidade nos permite enriquecer-nos, adquirir mais humanismo. Diferença é expressão inerente ao ser humano, é modo de pensar, de dizer, de trabalhar, de existir e de conviver.

Todos temos direito a ser singulares, direito a ser diferentes, direito a partilhar e receber dos outros. Daí a importância de aprender a ver o melhor em cada pessoa e em cada povo, superando as visões estreitas e fundamentalistas de todo tipo de racismo, xenofobia, desprezo, preconceito, intolerância, fanatismo….

Saber conviver com as diferenças é sinal de maturidade.

Historicamente, o ser humano sempre foi e é afetado por estes dinamismos de morte – fanatismo, preconceito, intolerância – que o levam a uma atrofia em sua humanidade, rompendo uma sadia relação com o outro diferente. Tais dinamismos negativos desvelam uma profunda insegurança pessoal. Um eu psicológico e espiritual não suficientemente integrado revelar-se-á carente de “seguranças absolutas”, que sustentem sua precária e instável sensação de identidade. Esta ameaça é a que se esconde por detrás das palavras de João, no evangelho de hoje: “nós o proibimos porque não é dos nossos”.

Diante da postura preconceituosa de João, Jesus reage: “Não o proibais, pois ninguém faz milagres em meu nome para depois falar mal de mim”. Aqueles que temem a diferença, amoitam-se no comodismo e na estagnação; tornam-se incapazes de viver a intercompreensão, a comunhão e o respeito recíproco. Desumanizam-se na solidão estéril e caem no fundamentalismo fechado, inimigo de toda diferenciação e cego em face da pluralidade. Aqui nasce a intolerância, que por sua vez gera o desprezo do outro diferente, e o desprego gera a agressividade que rompe a harmonia universal.

Aqueles que se fecham à diversidade se tornam preconceituosos, ou seja, dogmáticos e fervorosos fundamentalistas, com hostilidade e intolerância religiosa. Cegos para a verdade, eles preferem o autoengano ao conhecimento de fato; fincam pé naquilo que pensam que sabem, no que está estabelecido e normatizado; não se atualizam, não conseguem ver o novo e a necessidade de mudanças.

Ao tornarem absoluta uma verdade, se condenam à intolerância e passam a não reconhecer e a respeitar a verdade e o bem presentes no outro. Não suportam a coexistência das diferenças, a pluralidade de opiniões e posições, crenças e ideias. Daí surgem o conservadorismo radical, o medo à mudança, a violência diante da crítica, a suspeita, a vigilância, o controle autoritário…

Somos chamados a considerar a diferença como oportunidade, destacando a necessidade de estender pontes de diálogo e facilitar encontros com aqueles que são diferentes, tanto na Igreja como na sociedade.

Como seguidores de Jesus, fazemos parte da identidade da Igreja que é plural e diversa em seus membros, pelo qual é chamada à “comunhão na diversidade” (diferentes espiritualidades, liturgias, teologias…)

No entanto, a busca deste ideal se deparou, desde sempre, com diferentes desafios: dogmatismos, fechamento, sentimentos de superioridade, apego a normas, elitismo, legalismo, moralismo, etc…

A fé cristã em Deus, que é uno e trino, aparece como o primeiro fundamento para acolher a diferença. Também o exemplo de Jesus convida seus seguidores a sair de si mesmos, a acolher o outro como revelação de Deus. Essa fé se expressa no chamado “pluralismo comprometido”, ou seja, a busca, através de um diálogo honesto, de uma verdade, bondade e beleza sempre maiores.

Nós cristãos vivemos inseridos no interior deste mundo de identidades plurais. Como viver essa diversidade? Mais ainda: como conviver com elas na criação de um mundo mais justo e humano para todos?

Não podemos permanecer trancados em redutos que rejeitam as diferenças existenciais. A humanidade deixou de ser distante para tornar-se mais próxima, mediante as diferenças, os diálogos e as convergências.

Daí a importância e a urgência de aprender a valorizar o que é próprio e também o que é diferente, esforçando-se para não transformar as diferenças normais (geográficas, culturais, de raça, de gênero…) em desigualdades. É preciso educar e preservar as diferenças humanas.

Segundo o físico Andréi Sajarov “a intolerância é a angústia de não ter razão”.

É terrível quando alguém se aferra às suas próprias ideias e crenças, gerando fanatismos.  O fanatismo cega e impede ver a verdade. O fanático se empenha em permanecer preso ao passado e bate de frente contra quem pretende abrir caminhos de futuro.

Quando alguém se fecha em suas ideias, é inútil mostrar-lhe a verdade. Quando alguém fecha sua mente aos demais é inútil mostrar-lhe a luz. Porque o fanático só crê em seus próprios pensamentos, só crê em suas próprias ideias, crê ser o único dono da verdade.

O fanatismo costuma ser o maior obstáculo para ver e acolher a verdade presente nos outros; o fanatismo costuma ser o maior obstáculo para ver a luz que os outros irradiam.  Todo fanatismo é perigoso, mas o pior fanatismo é o religioso. Uma coisa é a fidelidade e outra é o fanatismo. O fanatismo fecha as portas a qualquer luz que venha de fora.  Quantas vítimas do fanatismo da lei! E tudo em nome de Deus; e tudo em nome da religião; e tudo em nome da defesa da verdade.

Texto bíblico:  Mc 9,38-43.47-48

Na oração: Despertar o eu profundo e universal é descobrir-nos como habitantes de um universo novo e espaçoso, onde a consciência expandida nos conduz ao encontro do “diferente” como chance de enriquecimento vital e de intercâmbio criativo.

Deus “se fez diferente” e é na “diferença” que Ele vem ao nosso encontro. Deixo-me surpreender pelo Deus da vida que rompe esquemas, crenças, legalismos… ou minha vivência de fé se reduz a um ritualismo fechado, impedindo sair de mim mesmo?

FONTE: https://www.centroloyola.org.br/

Autor: Pe. Adroaldo Palaoro sj, Diretor do Centro de Espiritualidade Inaciana – CEI


SÃO COSME E SÃO DAMIÃO, MÁRTIRES – SANTORAL

1ª LEITURA – SB 3,1-9

Foram aceitos como ofertas de holocausto.Leitura do Livro da Sabedoria 3, 1-9

1A vida dos justos está nas mãos de Deus, e nenhum tormento os atingirá. 2Aos olhos dos insensatos parecem ter morrido; sua saída do mundo foi considerada uma desgraça, 3e sua partida do meio de nós, uma destruição; mas eles estão em paz. 4Aos olhos dos homens parecem ter sido castigados, mas sua esperança é cheia de imortalidade; 5tendo sofrido leves correções, serão cumulados de grandes bens, porque Deus os pôs à prova e os achou dignos de si. 6Provou-os como se prova o ouro no fogo e aceitou-os como ofertas de holocausto; 7no dia do seu julgamento hão de brilhar, correndo como centelhas no meio da palha; 8vão julgar as nações e dominar os povos, e o Senhor reinará sobre eles para sempre. 9Os que nele confiam compreenderão a verdade, e os que perseveram no amor ficarão junto dele, porque a graça e a misericórdia são para seus eleitos. Palavra do Senhor. SALMO – SL 125(126),1-2AB.2CD-3.4-5.6 (R.5)

R.Os que lançam as sementes entre lágrimas, ceifarão com alegria. 1Quando o Senhor reconduziu nossos cativos, / parecíamos sonhar; 2Aencheu-se de sorriso nossa boca, / 2bnossos lábios, de canções.

R. 2CEntre os gentios se dizia: ‘Maravilhas 2Dfez com eles o Senhor!’3Sim, maravilhas fez conosco o Senhor, / exultemos de alegria!

R. 4Mudai a nossa sorte, ó Senhor, / como torrentes no deserto. 5Os que lançam as sementes entre lágrimas, / ceifarão com alegria.

R. 6Chorando de tristeza sairão, / espalhando suas sementes; / cantando de alegria voltarão, / carregando os seus feixes!

R. EVANGELHO – MT 10,28-33

Não tenhais medo daqueles que matam o corpo.+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 10, 28-33

Naquele tempo disse Jesus aos seus apóstolos:
28’Não tenhais medo daqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma! Pelo contrário, temei aquele que pode destruir a alma e o corpo no inferno!
29Não se vendem dois pardais por algumas moedas? No entanto, nenhum deles cai no chão sem o consentimento do vosso Pai.
30Quanto a vós, até os cabelos da cabeça estão todos contados.
3lNão tenhais medo! Vós valeis mais do que muitos pardais.
32Portanto, todo aquele que se declarar a meu favor diante dos homens, também eu me declararei em favor dele diante do meu Pai que está nos céus.
33Aquele, porém, que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante do meu Pai que está nos céus’.
Palavra da Salvação.

___________________________________________________________________________

MAIS CONTEÚDO

▶  SITE HOMILIAS 

▶  PRODUTOS CATÓLICOS 

▶  TELEGRAM

▶  YOUTUBE

▶  INSTAGRAM

▶  CLUBE DE LEITURA

▶  APLICATIVOS ANDROID

___________________________________________________________________________

Bíblia edição de estudos ilustrada

Bíblia edição ilustrada luxo: Ilustrada - Média - Marrom Encadernação de couro

A Bíblia Ave-Maria: A Edição Perfeita para Enriquecer sua Jornada Espiritual e Aproximar-se da Palavra de Deus

Se você está em busca da Bíblia perfeita para aprofundar sua fé e enriquecer sua jornada espiritual, a Bíblia Ave-Maria é a escolha ideal. Neste artigo, vamos explorar as características dessa edição tão especial e como ela pode transformar sua experiência com as Escrituras Sagradas. Continue lendo e descubra por que a Bíblia Ave-Maria é a melhor opção para você.

Características 

  • Linguagem acessível e fiel ao texto original

A Bíblia Ave-Maria é conhecida por sua linguagem clara e acessível, sem perder a fidelidade ao texto original. Essa característica torna a leitura das Escrituras mais fluída e compreensível, permitindo que você se conecte de maneira mais profunda com a Palavra de Deus.

  • Notas explicativas e recursos adicionais

Além da linguagem acessível, a Bíblia Ave-Maria conta com notas explicativas e recursos adicionais que facilitam o entendimento do contexto histórico e cultural dos textos bíblicos. Essas informações enriquecem sua leitura e ajudam a esclarecer dúvidas que possam surgir durante o estudo das Escrituras.

  • Design e acabamento de qualidade

A Bíblia Ave-Maria é produzida com materiais de alta qualidade e um acabamento impecável. Sua encadernação é resistente e durável, garantindo que você tenha um exemplar que possa acompanhar sua jornada espiritual por muitos anos.

  • Ideal para estudo e meditação pessoal

Graças à sua linguagem clara e aos recursos adicionais, a Bíblia Ave-Maria é perfeita para estudo e meditação pessoal. Seja para aprofundar seu conhecimento das Escrituras ou para buscar inspiração e orientação em momentos de reflexão, esta edição da Bíblia se tornará uma companheira indispensável.

  • Presente perfeito para amigos e familiares

A Bíblia Ave-Maria é também uma excelente opção de presente para amigos e familiares. Sua qualidade e riqueza de conteúdo a tornam um presente que será apreciado e utilizado por muitos anos, fortalecendo a fé e enriquecendo a vida espiritual daqueles que a receberem.

A importância da Bíblia na vida do cristão

A Bíblia é a fonte primária de conhecimento e inspiração para os cristãos. Nela, encontramos a Palavra de Deus revelada, que nos guia, conforta e orienta em nossa caminhada espiritual. Por isso, é fundamental escolher uma edição que possibilite uma leitura e estudo profundos das Escrituras, como a Bíblia Ave-Maria.

Dicas para aproveitar ao máximo sua Bíblia Ave-Maria:

  • Estabeleça um tempo diário para a leitura e estudo das Escrituras. A prática regular da leitura bíblica é essencial para aprofundar sua fé e estreitar seu relacionamento com Deus.

  • Utilize um caderno ou diário para registrar suas reflexões e insights durante a leitura. Isso ajudará a reter o aprendizado e a aplicar os ensinamentos bíblicos em sua vida cotidiana.

  • Participe de grupos de estudo bíblico ou compartilhe suas descobertas com amigos e familiares. A troca de experiências e conhecimentos enriquece ainda mais sua jornada espiritual.

  • Ore antes e depois da leitura, pedindo a Deus que ilumine sua mente e coração, para que possa compreender e aplicar a Palavra em sua vida.

  • Mantenha a Bíblia Ave-Maria sempre à mão, seja em casa, no trabalho ou em viagens, para que possa consultá-la sempre que sentir necessidade de orientação ou inspiração.

A Bíblia Ave-Maria é a escolha perfeita para quem busca aprofundar sua fé e enriquecer sua jornada espiritual. Com uma linguagem clara e acessível, recursos adicionais e um acabamento de qualidade, ela se tornará uma companheira indispensável em sua caminhada com Deus. Adquira já a sua e experimente uma nova dimensão em seu relacionamento com as Escrituras Sagradas.

» VEJA MAIS! «

[MEC id=”398130″]