Liturgia de Hoje – Liturgia Diária

Liturgia de Hoje – Liturgia Diária – Liturgia da Missa de Hoje segundo o Calendário Litúrgico da CNBB

Liturgia Diária

Liturgia da Missa de Hoje

Esta página contém a Liturgia Diária e Homilia da Missa de Hoje, da Igreja Católica Apostólica Romana. Abaixo você encontra o Calendário Litúrgico com o Evangelho da Missa de hoje, e Homilias de acordo com a Liturgia Católica.

[MEC id=”398126″]

[MEC id=”398130″]

HOMILIAS RELACIONADAS À LITURGIA DA MISSA DE HOJE
HOMILIAS RELACIONADAS À LITURGIA DA MISSA DE HOJE


♦ DICA DE LEITURA CATÓLICA TRADICIONAL


♦ DICA DE LEITURA CATÓLICA ATUAL


♦ VÍDEOS COM A HOMILIA DO EVANGELHO DA MISSA DE HOJE


Liturgia: ofício ou serviço indispensável e obrigatório

A palavra liturgia (do grego λειτουργία, “serviço público” ou “serviço do culto”) compreende uma celebração religiosa pré-definida, de acordo com as tradições de uma religião em particular; pode incluir ou referir-se a um ritual formal e elaborado (como a Missa Católica) ou uma atividade diária como as salats muçulmanas.

liturgia é considerada por várias denominações cristãs, nomeadamente o Catolicismo Romano, a Igreja Ortodoxa, a Igreja Presbiteriana, a Igreja Batista, a Igreja Metodista e alguns ramos (Igrejas Altas) do Anglicanismo e do Luteranismo, como um ofício ou serviço indispensável e obrigatório. Isto porque estas Igrejas cristãs prestam essencialmente o seu culto de adoração a Deus (a teolatria) através da liturgia. Para elas, a liturgia tornou-se, em suma, no seu culto oficial e público.

Significado cristão da liturgia

Para os católicos romanos, a Liturgia é  a atualização da entrega e sacrifício de Cristo para a salvação dos homens. Cristo sacrificou-se duma vez por todas, na Cruz. O que a liturgia faz é o memorial de Cristo e da salvação, ou seja, torna presente, através da celebração, o acontecimento definitivo do Mistério Pascal. Através da celebração litúrgica, o católico é inserido nas realidades da sua salvação.

Liturgia é antes de tudo “serviço do povo”, essa experiência é fruto de uma vivência fraterna, ou seja, é o culto cristão, como que levar o fiel novamente para diante do Crucificado, logo diante de Deus. Não se trata de uma encenação uma vez que o mistério é contemplado em “espírito e verdade”.

A Liturgia tem raízes absolutamente cristológicas. Cristo rompe com o ritualismo e torna a liturgia um “culto agradável a Deus”, conforme preceitua o apóstolo Paulo de Tarso em Romanos 12,1-2.

Para assistir a vídeos com homilias, liturgia e mais conteúdo católico, você pode acessar o site Liturgia Católica, que é atualizado diariamente e traz conteúdo produzido pelos maiores expoentes católicos da atualidade.