HOMILIA | Após a significativa cena da pecadora, ungindo os pés de Jesus. Lucas mostra Jesus continuando a sua missão, libertando as pessoas dos males do corpo e da alma | Lc 8, 1-3
Jesus desmantelou o preconceito contra a mulher
Após a significativa cena da pecadora, ungindo os pés de Jesus. Lucas mostra Jesus continuando a sua missão, libertando as pessoas dos males do corpo e da alma.
Jesus, o incansável missionário do Reino, vai formando o seu grupo. Agregou os apóstolos e diferentemente de outros mestres, Ele inclui em seu grupo algumas mulheres que foram beneficiadas com a cura de suas enfermidades e libertadas de espíritos maus, e que serviam o grupo “com os bens que possuíam” em suas necessidades materiais.
Desmantelou e reprovou o preconceito da época contra a mulher e as tornou valorosas colaboradoras na evangelização. Experimentaram a riqueza da ação misericordiosa de Jesus. Curadas e livres de preconceitos estavam preparadas para dar testemunho a respeito dele.
A tradição evangélica conservou o nome de algumas delas (Joana, Suzana) e sua atuação em momentos importantes (Maria Madalena, na ressurreição de Jesus). A Igreja primitiva, a semelhança de Jesus, abriu espaço para ação das mulheres nas comunidades.
Hoje, as mulheres são chamadas a novos encargos apostólicos, como evidenciou o Concilio Vaticano II. O Papa Francisco diz que: “ainda é preciso ampliar os espaços para uma presença feminina mais incisiva na Igreja” (EG 103).
Rezemos
Senhor, tira de nosso coração todo preconceito que impede de reconhecer a igualdade das pessoas face a bondade do Pai. E busquemos uma relação de respeito e saibamos trabalhar juntos na evangelização.
O Senhor nos abençoe e guarde.
Amazon
[MEC id=”398125″]