HOMILIA | O perfume do amor puro superou a barreira do pecado

HOMILIA | O perfume do amor puro superou a barreira do pecado | Lc 7, 36-50

HOMILIA | O perfume do amor puro superou a barreira do pecado | Lc 7, 36-50

A cena é uma das mais emocionantes e significativas do Evangelho. De um lado, o fariseu, o homem da lei e que se considerava justo. Do outro lado, uma mulher conhecida como pecadora, que se coloca naquela sala. No meio da cena está Jesus.

A mulher movida pelo arrependimento e impulsionada pela gratidão, oferece a Jesus a prova de amor, usando o seu charme de que era capaz. Derrama perfume e lágrimas aos seus pés. A casa encheu-se do perfume de um amor puro que superou a barreira do pecado.

Jesus acolhe, com total compreensão, os gestos amorosos da nova mulher. Livre de preconceitos e de normas opressoras, permite que a mulher toque no seu corpo. São gestos de amor, arrependimento e gratidão que se misturam neste ritual. Ali o perdão se dá: “Seus pecados estão perdoados”. E a mulher totalmente transfigurada, retira-se em paz: perdoada, purificada e santificada.

O fariseu pensa mal de ambos, de Jesus e da mulher. Jesus põe no prato da balança os atos positivos da mulher e, no outro prato, o vazio do fariseu, isto é, o que ele não fez em favor de Jesus.

O perfume que a mulher deixou e envolveu aquele banquete não foi capaz de envolver o coração daquele fariseu, que acabou ocupando o último lugar. Onde o Evangelho for anunciado, está mulher servirá de iluminação, porque ela mostrou muito amor, o que ficou faltando naquele fariseu.

Rezemos

Senhor, que as portas do meu coração estejam sempre abertas para acolher a Ti e aos irmãos, livre de qualquer preconceito, e deixar que as palavras do Evangelho transformem a minha vida.

Que o Senhor nos abençoe e guarde.

Amazon

HOMILIA | Jesus avisa os discípulos sobre seu fim trágico | Lc 9, 43-45

[MEC id=”398125″]