HOMILIA DO EVANGELHO DE HOJE – Lc 6, 43-49
No Evangelho de hoje é um alerta contra o perigo da falsidade, nos oferece um critério solido: os frutos revelam a pessoa. A vida do discípulo não é constituída de pequenos fatos isolados. Existe um projeto que comanda o todo.
É preciso prestar atenção ao testemunho de uma vida honesta e de amor sincero. O que conta é o que vem do intimo da pessoa. Quem tem consciência reta, pratica ações corretas.
O grande risco do discipulado do Reino é reduzir-se ao palavreado inconsistente, sem o respaldo do testemunho. Falar e não fazer é uma atitude insensata. Será mentiroso, quando a situação exige pessoas verdadeiras. Será egoísta quando desafiado a ser generoso e compartilhar. Ficará calado diante da injustiça e da maldade, quando os fatos exigem ser corajoso e defensor dos injustiçados e oprimidos.
A fé não pode ser vazia, superficial, ela precisa corresponder a uma vida alicerçada em Cristo. A casa de nossa vida deve ser alicerçada sobre o alicerce inabalável da Palavra de Deus.
O que conta são as boas obras, que são como tijolos consistentes na edificação da própria vida. Caso contrário estamos destinados a desmoronar. São Paulo nos adverte que o único fundamento sólido é Jesus Cristo.
Rezemos: Senhor, quero ser um autêntico discípulo do Reino, pronto para praticar a Palavra e preparado para permanecer firmes nas tribulações.
O Senhor nos abençoe e guarde.
[MEC id=”398126″]