HOMILIA DO EVANGELHO DE HOJE – Lc 6, 39-42

HOMILIA DO EVANGELHO DE HOJE – Lc 6, 39-42

O ensinamento de Jesus denuncia a hipocrisia dos discípulos que estão sempre prontos para acusar os defeitos alheios, sem antes verificar o próprio comportamento. É uma tendência habitual do ser humano apontar os defeitos alheios. A crítica dos outros deve ser precedida da devida autocritica.


Os fariseus por se acharem melhores que os outros, pensavam ter as credenciais para criticar o próximo. Muitas vezes censuraram o comportamento de Jesus e de seus discípulos. Jesus quer melhorar o nível do relacionamento humano na vida comunitária. Madre Teresa de Calcutá dizia: “Quem julga as pessoas não tem tempo para amá-las”.


Jesus vem lembrar que ninguém é tão perfeito que tem condições de remexer a vida dos outros. Cuidado! A ânsia de corrigir um pequeno defeito do próximo pode significar que temos o mesmo defeito em grau bem maior.


Olhemos para nossos irmãos e irmãs com o olhar puro e misericordioso do Pai Celeste. Quem tem o senso de autocritica será mais complacente com o irmão. Saberá também o quanto é difícil corrigir as falhas pessoais, será mais compreensivo com quem deseja abandonar os seus erros. Terá paciência para ajuda-lo e não o julgar.


A conversão é o caminho de toda a nossa vida. Estamos sempre começando, eliminando o cisco de nosso olho e nossa vida. Devemos ser exigentes conosco e misericordiosos com os outros.

Rezemos: Senhor, que eu saiba reconhecer as minhas falhas e fragilidades. Aprenda que a melhor medida é a misericórdia e não caia na tentação de ser juiz do meu próximo.

O Senhor nos abençoe e guarde.