HOMILIA DO EVANGELHO DE HOJE – Lc 5, 33-39
A comunidade de Jesus não se ajusta ao que os fariseus esperavam de um grupo religioso e pedem uma satisfação. O jejum falava de esperança messiânica. Agora é vivida uma nova circunstância: o noivo já está presente e o jejum é substituído pela alegria que contagia os convidados desta festa. Jesus se torna protagonista de novo tempo, o Reino e oferece a festa da salvação.
Os pecadores são os convidados para a festa; é tempo de alegria e não de jejum. Esse tempo é totalmente novo e não aceita remendos antigos. É o vinho novo que não pode ser colocado em vasilhas antigas e superadas. O tempo da espera já se cumpriu, agora é alegrar-se com a presença de Jesus e da sua Boa-Nova.
A comparação de Jesus acentua a necessidade de dar um salto e assumir a novidade do Reino, uma vida de liberdade para todos. O discípulo deve vestir a roupa da coerência, de um projeto único e harmonioso, um coração fiel, amoroso e servidor.
Nossa vida deve estar voltada para Jesus, o noivo, e não apenas para algumas práticas, por melhores que sejam. Há muitos que relutam em aceitar que a Igreja se renove. Paulo, proclama ás suas comunidades: Tudo se faz novo. “Vinho novo em odres novos”.
Rezemos: Senhor, transforma-nos em odres novos, ter uma mentalidade aberta para receber a novidade do Reino e praticá-la.
O Senhor nos abençoe e guarde.