Reflexão da liturgia diária de Lc 5, 1-11
O Evangelho fala a respeito da missão de Jesus e dos discípulos. Jesus ensina as multidões da barca, a comunidade, e em obediência a Palavra, Pedro e seus companheiros lançam as redes em águas mais profundas.
Ficam surpresos, porque apanharam “tanto peixe que as redes se arrebentavam”. Diante do sucesso e da atitude humilde de Pedro, Jesus o projeto para obras grandiosas: “A partir de agora, você vai ser pescador de gente”.
Os discípulos de todos os tempos, também são pescadores de homens. O mundo é o mar, o cenário da ação missionária. Onde houver um ser humano, aí estará um pescador de gente, para lançar a rede e apresentar o Reino, a proposta de Jesus, como o projeto para sua vida.
O desafio consiste em avançar para as aguas mais profundas, onde estão os mais carentes do amor misericordioso do Pai e a vida mais fragilizada. Os discípulos encorajados vão enfrentar esse desafio, pois o êxito vem da humildade do evangelizador que se reconhece como “pecador” e do poder de Jesus que ordena para avançar em missão.
Rezemos: Senhor, quero ouvir o teu chamado e dispor a minha vida. Quero lançar redes em aguas mais profundas, nas carências da humanidade e confiar na força da tua Palavra que garante o sucesso da ação missionária.
O Senhor nos abençoe e guarde.
Liturgia Diária – 02/09/21 – 5ª-FEIRA DA 22ª SEMANA – TEMPO COMUM