Lc 2 22-40 – FESTA DA APRESENTAÇÃO DO SENHOR – Lc 2, 22-40
Lc 2 22-40 – FESTA DA APRESENTAÇÃO DO SENHOR – Lc 2, 22-40
“Levantai, ó portas para que entre o Rei da Glória!”
Lc 2, 22-40
FESTA DA APRESENTAÇÃO DO SENHOR
Em conformidade com a Lei de Moises (Ex 13, 1-2,11-16; Lv 12, 1-8), quarenta dias após o nascimento de Jesus, “Maria e Jose levaram Jesus a Jerusalém, a fim de apresenta-Lo ao Senhor” (Lc 2, 22).
A Lei de Moises determinava a purificação da mãe e a apresentação do filho primogênito. Entregar publicamente o filho a Deus, e resgata-lo mediante uma oferta. Ofertaram em “sacrifício um par de rolas ou dois pombinhos”, porque eram pobres.
Lucas não fala de resgate, mas de apresentação: Jesus é apresentado (entregue) publicamente a Deus. É a apresentação do Filho de Deus aos que esperavam a redenção de Israel. Simeão e a profetisa Ana representam o “resto de Israel”, aqueles que permanecem fiéis e não duvidam das promessas messiânicas e receberam a recompensa de sua fidelidade.
Simeão tomou Jesus em seus braços e bendiz a Deus. Chama Jesus de “luz para iluminar as nações” (Lc 2, 32), expressão que gerou o costume de se realizar, neste dia, desde o século X, com velas bentas e acesas, uma procissão luminosa, antes da missa.
E a festa recebeu outros títulos, como Nossa Senhora das Candeias ou Candelária, ou Nossa Senhora da Luz. Na procissão caminhamos, iluminados para iluminar, rumo ao encontro com o Senhor, que nos espera no altar; na Palavra e no Pão Eucarístico.
A festa da Apresentação do Senhor foi um encontro de justos e encerra as celebrações Natalinas. Com a oferta da Virgem Mãe e a Profecia de Simeão, abre o caminho para a Páscoa, a contemplação do Mistério da Cruz.
Rezemos: Senhor, Luz do mundo, nos dê a graça de sermos luz e irradiar o amor uns aos outros.
Deus abençoe você e sua família.
MAIS CONTEÚDO
▶ SITE HOMILIAS
▶ PRODUTOS CATÓLICOS
▶ TELEGRAM
▶ YOUTUBE
▶ CLUBE DE LEITURA
▶ APLICATIVOS ANDROID