HOMILIA DO EVANGELHO DE HOJE – FESTA DE NOSSA SENHORA DAS DORES – Jo 19, 25-27

HOMILIA DO EVANGELHO DE HOJE – FESTA DE NOSSA SENHORA DAS DORES – Jo 19, 25-27


Muitos são os títulos conferidos a Maria, mãe de Jesus e nossa mãe. Um dos mais significativos é o de Nossa Senhora das Dores. Na apresentação no Templo, o velho Simeão profetizou as dores que transpassariam o coração e a alma de Maria.


A paixão de Maria se concentra na cena em que ela está de pé junto à cruz de seu Filho. Sabemos, porém, que Maria, durante a sua vida, com seu coração de Mãe, conheceu e experimentou o sofrimento ao ver seu filho rejeitado pelos adversários.


A devoção popular enumerou os principais momentos dolorosos de Maria, suas Sete Dores: a profecia de Simeão, a fuga para o Egito, a perda de Jesus, o caminho para o Calvário, a crucificação, a descida da cruz e o sepultamento de Jesus.


Na hora dramática da Cruz, Maria, de pé, contempla o seu Filho e nele a redenção da humanidade. E Jesus não nos deixou órfãos; nos deixou um precioso presente: sua Mãe. E desde aquele momento, João a levou para sua casa.
Em todo lar católico sempre encontramos uma ou mais imagens de Maria. Sobretudo nas horas de sofrimento, ela acolhe, acaricia e enxuga nossas lágrimas. E, em todos os dias, indica o caminho e a vontade de seu Filho, nosso irmão Jesus.

Rezemos: Senhor, quero pedir que nos momentos difíceis e até na hora da morte, possa contar com a força de Maria, nossa Mae, que a Igreja achou por bem invocar como Nossa Senhora das Dores.

O Senhor nos abençoe e guarde.