“Jesus nascerá de Maria, prometida em casamento a José, filho de Davi”. Mt 1, 18-24
“Jesus nascerá de Maria, prometida em casamento a José, filho de Davi”. Mt 1, 18-24
Isaias, exortava o povo a levantar a cabeça, pois a salvação estava próxima. João Batista, pregador do deserto, esclarecia que a salvação já estava entre nós. Mas, foi Maria, com seu “sim”, que colocou em marcha a Encarnação.
Maria respondeu a Deus sem saber exatamente o que aconteceria. José igualmente teve que acompanhá-la no mesmo “sim”, iluminado pela fé. O amor de José, inspirado pelo Espírito Santo, é mais forte do que todo o peso da opinião pública e suas dúvidas. Contra toda a aparência, José acredita naquela que ele amava, Maria.
José é um homem de fé e grande humildade, se dispôs a colaborar com a misteriosa obra de Deus. Soube ajustar-se à vontade divina. Teve uma profunda experiência com o Senhor. Ele e Maria se deixaram conduzir pelo seu Plano, e abandonaram-se em suas mãos. Isso mudou a vida deles! Souberam abrir espaço em suas vidas para o “sonho de Deus”.
O autor da carta aos Hebreus compreende a História da Salvação à luz da fé: a fé é um modo de possuir aquilo que se espera. Repete muitas vezes: “Foi pela fé…”. Não há outro caminho a ser trilhado na fidelidade; dois mil anos depois, continuamos caminhando pela fé, como José e Maria.
Rezemos:
Senhor, que eu saiba contemplar sua presença entre nós. Que reconheça a gratuidade da salvação, o amor e a misericórdia concretizados em nossa história.
O Senhor nos abençoe e guarde. (JLF)