HOMILIA – “Jesus entrou num povoado, e certa mulher, de nome Marta, recebeu-o em sua casa”. Lc 10, 38-42
ACOLHER É ESCUTAR E SERVIR
A Galileia é o lugar do alegre anúncio do Reino; Jerusalém é o lugar do conflito e do sacrifício de Jesus; e no meio do caminho situa-se Betânia, um recanto muito amado por Jesus. É o lugar da acolhida e do descanso, assim, como as comunidades devem ser no cotidiano de nossas vidas.
Nessa hospedagem, Marta e Maria se põem a servir Jesus e ouvir sua mensagem. Marta acolhe o Senhor e está atarefada em servi-lo, solícita, prepara agradável acolhida a Jesus; Maria se coloca à escuta da Palavra, é toda atenção à pessoa do Mestre.
Maria aos pés de Jesus, é modelo dos discípulos que acolhem e vivem a palavra. Com esse gesto, Jesus acolhe também, entre os discípulos as mulheres. Acolher a palavra, como Maria, é para aprender pratica-la, como fez Marta que se colocou a serviço.
Vemos nesta cena dois estilos de vida: o serviço (Marta) e a contemplação-oração (Maria). Duas dimensões que se completam. Como as duas faces de uma mesma moeda. Sem uma delas não há boa acolhida nem de Jesus, nem dos irmãos.
O cotidiano é o espaço privilegiado para ver, acolher o Senhor, e a família é a pequena Igreja, o primeiro espaço da fé. Somos agradecidos a muitos irmãos e irmãs que se dedicam com generosidade a suas profissões, ao cuidado de sua s famílias e ao serviço pastoral da Igreja. Trabalham muito, provendo suas famílias e comunidades. Porém, não podemos esquecer de estar com o Senhor, escutando e conversando com Ele. Jesus deseja nossa atenção. Fiquemos com ele!
Rezemos: Senhor, eu quero ser um discípulo missionário. Ter as mãos de Marta e o coração de Maria.
O Senhor nos abençoe e guarde.
REFERÊNCIA: Lc 10; 38-42