Notícia: Irregularidades Financeiras no Vaticano. O julgamento por supostas irregularidades financeiras do Vaticano não entrará em sua fase decisiva até a segunda quinzena de fevereiro
O julgamento por supostas irregularidades financeiras do Vaticano não entrará em sua fase decisiva até a segunda quinzena de fevereiro
A audiência desta terça-feira deste processo durou apenas 10 minutos, motivada pela compra de um edifício localizado num luxuoso bairro de Londres com fundos da Secretaria de Estado da Santa Sé.
O julgamento pelas alegadas irregularidades financeiras cometidas pela Secretaria de Estado da Santa Sé , que tem o cardeal Angelo Becciu entre seus seis réus , não entrará em sua fase decisiva até a segunda quinzena de fevereiro , quando os erros cometidos pelo Ministério Público em a apresentação das acusações conforme os pedidos dos advogados de defesa.
Na audiência realizada nesta terça-feira, que aconteceu em uma sala dos Museus do Vaticano e durou apenas 10 minutos, o presidente do Tribunal de Justiça da Cidade do Vaticano, Giuseppe Pignatone , explicou que ainda é preciso mais tempo para avançar nesta Sentença nascida do investigação motivada pela compra de um prédio em bairro nobre de Londres com recursos do Secretário de Estado.
A polêmica operação aconteceu quando Becciu era o substituto desse dicastério chave no funcionamento da Cúria Romana e era o encarregado de decidir seus investimentos. Parte do dinheiro destinado à aquisição do imóvel veio do Obolus de San Pedro , fundo para o qual convergem as doações que os fiéis fazem ao Papa para custear suas obras de caridade e o funcionamento da Igreja Católica.
Pignatone anunciou nesta terça-feira que o Ministério Público tem até o dia 10 de janeiro para apresentar aos envolvidos no caso a transcrição dos interrogatórios gravados em vídeo, a começar pelo de monsenhor Alberto Perlasca, a ‘garganta profunda’ desse processo , como foi durante anos o chefe do escritório administrativo do Secretário de Estado, que era responsável pelos investimentos. Perlasca passou de acusada a informada dos acontecimentos após concordar em colaborar com os investigadores.
“Vamos provar a inocência de Becciu”
O magistrado também marcou a próxima audiência para o dia 25 de janeiro , que também será transitória. “Espero pela última vez”, disse Pignatone. Nele, o acusado só será informado se for encaminhado a julgamento ou se o processo for arquivado.
Os advogados de Becciu celebraram que o Ministério Público finalmente permitirá que os defensores tenham acesso aos depoimentos completos das pessoas interrogadas, o que facilitará que “possamos finalmente provar a inocência absoluta do cardeal” .
No entanto, Becciu sofreu um revés na segunda-feira, quando um tribunal italiano rejeitou seu pedido para que Perlasca o indenizasse com meio milhão de euros pelos supostos danos que sua acusação teria causado a ele no processo do Vaticano.
FONTE: VIDA NUEVA DIGITAL
[MEC id=”398127″]