Homilias – “Menina, levanta-te!”. Mc 5, 21-43
Homilias – “Menina, levanta-te!”. Mc 5, 21-43
Somos convidados a seguir o caminho de Jesus; promover a vida não importa quais sejam as resistências e dificuldade. Guerras e conflitos nunca foram a melhor solução, só traz violência, destruição e desgosto. Davi, não conseguiu estabelecer a unidade das tribos, nem evitar a morte de Absalão e chora seu filho.
Jesus em sua misericórdia cura os doentes, ressuscita os mortos e devolve esperança aos desanimados. Sua missão é comunicar a vida e o amor de Deus ao povo, amor que reconcilia e liberta. Nele fazemos uma experiência maravilhosa: Deus está ao nosso lado, preocupa-se com nosso sofrimento e comunica-nos a vida plena. Em nossa vida: “Há males que vem para bem”. São situações difíceis que trazem profundos ensinamentos.
Vemos que a fé é tudo. Fé como a de Jairo, que vendo a filha morrer, corre ao encontro de Jesus e se coloca aos seus pés, implorando que imponha as mãos sobre a menina. Fé como a da mulher que sofria há anos de hemorragia, e sabia que apenas um toque em Jesus seria suficiente para curá-la. Não foi uma atitude mágica, mas um encontro amoroso e transformador.
Mesmo que a situação pareça perdida, em Jesus há sempre um espaço para a esperança. É o que acontece com Jairo e sua filha. Aquela que estava morta aos olhos da multidão, incrédula e zombadora. Foi reerguida para vida aos olhos de um pai que acreditou e buscou Jesus e nele confiou. Jesus nos fortalece em todos os momentos. Lembremos: “Tudo posso naquele que me dá forças!” (Fl 4, 13).
O discípulo do Reino é chamado a mostrar-se compassivo com os sofredores, como Jesus. Junto deles, saberá dizer palavras de alento, que recuperam a fé, a esperança e restituirá o valor da vida.


Rezemos
Senhor, que eu seja solidário com os sofredores, ajudando quem precisa, restituindo a sua dignidade e valorizando a vida.
Hoje celebramos São Brás, protetor da garganta, rogai por nós! Uma mãe desesperada com seu filho engasgado, suplica a São Brás, que está caminhando para o martírio. A criança é abençoada por ele e salva. Ficou conhecido como patrono das gargantas e pedimos:
Por intercessão de São Brás, Bispo e Mártir, livra-te Deus de todos os males da garganta e de qualquer outra doença. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
O Senhor nos abençoe e guarde.
