Homilias – “… Aproximou-se, tomou o pão e distribuiu-o por eles. Fez a mesma coisa com o peixe”. Jo 21, 1-14

Homilias – “… Aproximou-se, tomou o pão e distribuiu-o por eles. Fez a mesma coisa com o peixe”. Jo 21, 1-14
Os discípulos foram aos poucos retomando a alegria de viver. Abandonaram o medo, voltaram a viver em comunidade e a trabalharem juntos. Foram deixando de lado o egoísmo e se tornaram mais solidários. A fé na ressurreição foi se consolidando, e começaram a perceber os sinais da presença do ressuscitado entre eles.
Naquela noite os discípulos tomaram a iniciativa de pescarem, retomando suas atividades. Trabalharam a noite toda, e nada pescam. O Ressuscitado veio ao encontro deles, sem que o identificassem, e os socorreu. Ao constatar que nada tinham para oferecer, lançou lhes um grande desafio: é preciso pescar diferente! Mandou lançar as redes novamente. Eles acataram aquela orientação e foi grande a pescaria.
Não demorou para compreenderem que aquela ordem veio do Ressuscitado. Sem a presença de Jesus, a missão não tem sucesso. A fé e a obediência ao Ressuscitado, impulsionam a comunidade ao sucesso missionário. Descobrem a alegria das redes cheias, sem rompimentos e prontas para serem repartidas com todos os povos.

Jesus convida para uma refeição. Sempre preparada carinhosamente, um gesto de partilha onde se faz presente. A missão cristã culmina na comunhão com Ele na Eucaristia.
Muitas vezes na vida, tentamos pescar por conta própria e fracassamos. Quando aprendemos com Jesus, e sua Palavra se torna a referência, o resultado é sempre surpreendente.
Rezemos
Senhor, quero experimentar a força da ressurreição. Deixando o medo para trás, vivendo em comunidade e trabalhando juntos. Vencendo o egoísmo e sendo solidário. Crer é deixar-se guiar pelo Ressuscitado.
O Senhor nos abençoe e guarde.