Homilia – “Vocês verão o céu aberto, e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem”. Jo 1, 47-51

Homilia – “Vocês verão o céu aberto, e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem”. Jo 1, 47-51

Homilia – “Vocês verão o céu aberto”. Jo 1, 47-51

Os anjos são mensageiros de Deus, seres espirituais criados por Ele. Um deles impediu que Abraão sacrificasse Isaac (Gn 2, 21), outro aparece a Moisés na sarça ardente (Ex 3, 2), outro ainda, conduz o povo através do Mar Vermelho (Ex 14, 19) e tantos outros…

No Novo Testamento, se apresentam em várias funções: anunciam o nascimento de Jesus (Lc 1, 26), a fuga para o Egito (Mt 2, 13) etc. Os pequeninos têm anjos que veem a face de Deus (Mt 18, 10). Na ressurreição, seremos como anjos. Eles manifestam os planos de Deus.

A liturgia de hoje celebra três arcanjos, chefes supremos dos anjos: Miguel, que significa “Quem é como Deus?”, e aparece no Ap 12, 7ss em luta contra o Dragão ou contra aqueles que querem ocupar o lugar de Deus; Gabriel significa “Deus é forte”, é o anjo da anunciação (cf Lc 1, 19.26ss), trouxe a Boa Notícia da vinda do Salvador e a quem Maria deu o seu sim; Rafael significa “Deus cura”, foi quem acompanhou Tobias em sua viagem e curou Tobit.

Neles, reconhecemos o diálogo aberto entre o céu e a terra na pessoa de Jesus, que nos reconciliou com Deus, e reabriu para a humanidade as portas do paraíso. São nossos intercessores, costumam aconselhar e auxiliar, levam nossas orações ao Senhor e trazem as mensagens da divina providência.

Sagrada Família Amazon

Rezemos

Senhor, que os Arcanjos nos acompanhem, nos deem saúde, força para anunciar o Evangelho e livre de todos os perigos e males. Amém.

O Senhor nos abençoe e guarde.