Homilia | “Vocês são o sal da terra… e a luz do mundo… brilhem para vejam as suas boas obras e louvem o Pai que está nos céus”. Mt 5, 13-16
Homilia | Vocês são o sal da terra e a luz do mundo
5º. DOMINGO DO T. COMUM
“Vocês são o sal da terra… e a luz do mundo… brilhem para vejam as suas boas obras e louvem o Pai que está nos céus”. Mt 5, 13-16
DAR SABOR E ILUMINAR, TESTEMUNHO TRANSFORMADOR
O texto do Evangelho de hoje segue as Bem-Aventuranças e da continuidade ao Sermão da Montanha. Jesus Atribui aos discípulos uma responsabilidade e um desafio: ser sal da terra e luz do mundo.
O sal é essencial à vida por suas propriedades conservantes e purificantes. Era adicionado, às oferendas como sinal de lealdade, fidelidade e compromisso na celebração da Aliança.
A exemplo do sal, os discípulos encontram sua razão de ser, quando exercem influência na sociedade, preservando no bem e evitando a infidelidade. É preciso aprender o jeito de Jesus viver.
A luz define a qualidade das obras dos discípulos. “Teus atos de justiça irão a tua frente e a gloria do Senhor te seguirá… Se tirares do teu meio toda espécie de opressão…, então a tua luz brilhará nas trevas, o teu escuro será igual ao meio-dia”. Ela se torna sinal da verdadeira fonte: “O Pai que está nos céus”.
A incapacidade do sal exercer a sua função, é a inoperância do discípulo diante de sua responsabilidade de mostrar a Alegria de viver o Evangelho e se tornar a Boa Notícia para o mundo.
Onde impera a maldade, o ódio parece ter a última palavra e falta a solidariedade diante do sofrimento alheio. A luz precisa banir as trevas e abrir as portas para o bem. A esperança e a misericórdia serão como um farol apontando para um jeito mais humanizador.
Somos a comunidade de Jesus que brilha e dá sabor, vive e anuncia o Evangelho num testemunho transformador, iluminando com ternura a vivencia das Bem-Aventuranças.
Rezemos: Senhor, quero ser sal da terra e luz do mundo, atuando no coração da história.
O Senhor nos abençoe e guarde.
EVANGELHO
Vós sois a luz do mundo.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 5,13-16
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos:
13
“Vós sois o sal da terra.
Ora, se o sal se tornar insosso,
com que salgaremos?
Ele não servirá para mais nada,
senão para ser jogado fora e ser pisado pelos homens.
14
Vós sois a luz do mundo.
Não pode ficar escondida uma cidade
construída sobre um monte.
15
Ninguém acende uma lâmpada, e a coloca
debaixo de uma vasilha, mas sim, num candeeiro,
onde brilha para todos que estão na casa.
16
Assim também brilhe a vossa luz diante dos homens,
para que vejam as vossas boas obras
e louvem o vosso Pai que está nos céus”.
Palavra da Salvação.