Homilia – “Vocês são a luz do mundo”. Mt 5, 13-16
Homilia – “Vocês são a luz do mundo”. Mt 5, 13-16
Jesus continua o Sermão da Montanha. Depois das Bem-aventuranças, atribui aos discípulos uma responsabilidade, uma missão: ser sal da terra e luz do mundo. Somos a Igreja chamada a dar sabor e iluminar o mundo. Ela deve ser útil, servir a humanidade e manifestar a glória de Deus. Comunidades e vidas insossas, apagadas ou escondidas não evangelizam e nem contribuem na vivência das Bem-aventuranças.
O sal é essencial à vida por suas propriedades: conserva, purifica e dá sabor A exemplo dele, os discípulos encontram sua razão de ser, no testemunho e esforço de ser bondoso, compassivo, solidário e misericordioso, exercendo uma influência na sociedade, preservando no bem e evitando a infidelidade. É preciso aprender com o jeito de Jesus viver, sempre amando.

A luz define a qualidade do testemunho dos discípulos. “Teus atos de justiça irão a tua frente e a glória do Senhor te seguirá… Se tirares do teu meio toda espécie de opressão…, então a tua luz brilhará nas trevas, o teu escuro será igual ao meio-dia”.
Quando o sal não serve para salgar, é semelhante ao discípulo que não assume sua responsabilidade de mostrar a Alegria de viver o Evangelho e se tornar a Boa Notícia para o mundo.
Onde impera a maldade, o ódio parece ter a última palavra e falta a solidariedade diante do sofrimento alheio. É preciso que a luz do testemunho dos discípulos se manifeste, banindo as trevas e abrindo as portas para o bem e a justiça. A esperança e a misericórdia serão como um farol apontando para um jeito mais humanizador de agir.
Somos a comunidade de Jesus que no mundo deve brilhar e dar sabor; viver e anunciar o Evangelho num testemunho transformador, iluminando com a ternura e a vivência das Bem-Aventuranças.
Rezemos
Senhor, quero ser sal da terra e luz do mundo, atuando no coração da história.
O Senhor nos abençoe e guarde.

