Homilia — “Vocês não são do mundo, porque eu os escolhi e apartei do mundo”. Jo 15, 18-21

Homilia — “Vocês não são do mundo, porque eu os escolhi e apartei do mundo”. Jo 15, 18-21

Homilia diária sábado JLF - homilias.com.br

Homilia — “Vocês não são do mundo, porque eu os escolhi”. Jo 15, 18-21

As primeiras comunidades sofreram perseguições e, diante das dificuldades, lembravam as palavras de Jesus: “Se o mundo odeia vocês, saibam que primeiro odiou a mim”. Se Ele sofreu perseguição, os discípulos poderão ter a mesma sorte: “Se perseguiram a mim, vão perseguir a vocês também”. Essas palavras soavam como conforto.

Os discípulos não são um grupo apartado da realidade, como se fossem preservados da maldade do mundo. Pelo contrário, o mundo é casa dos discípulos. Foi aí que Jesus os encontrou, escolheu e os enviou em missão. O envio tem como meta o mundo: são “escolhidos do meio do mundo”, enviados com a tarefa de levar para todos a salvação, tornando-se presença transformadora.

Cerco de Jericó: 7 dias de oração para as muralhas caírem
Cerco de Jericó 7 dias de oração para as muralhas caírem

Os discípulos são chamados a vencer aquilo que é mal e perverso, em vista de criar um mundo fermentado com os valores do Reino: mais justo, humano e fraterno. Sem violência, intolerância e preconceitos, construindo um mundo de paz.

Percebemos o confronto que existe entre o ódio do mundo e o amor dos cristãos. Não devemos guardar ódio em nosso coração. O amor e a amizade são necessários para as comunidades enfrentarem as hostilidades externas e os seus membros sejam fortalecidos na fé e na perseverança, guardando as palavras de Jesus: “Se guardaram a minha palavra, guardarão também a palavra de vocês”.

Rezemos

Senhor, ajuda-me a cumprir com coragem a tarefa de criar um mundo melhor, com novas relações de justiça e fraternidade.

O Senhor nos abençoe e guarde.