Homilia | “Vocês não são do mundo… eu os escolhi” | Jo 15, 18-21

Homilia | “Vocês não são do mundo… eu os escolhi” | Jo 15, 18-21

Homilia | “Vocês não são do mundo... eu os escolhi” | Jo 15, 18-21

Homilia | “Vocês não são do mundo… eu os escolhi” | Jo 15, 18-21

A nossa homilia considera as primeiras comunidades. Elas sofreram muitas perseguições e lembraram as palavras de Jesus: “Se o mundo odeia vocês, saibam que primeiro odiou a mim”. Jesus sofreu perseguição, os discípulos terão a mesma sorte: “Se perseguiram a mim, vão perseguir a vocês também”.

Vocês não são do mundo

Os discípulos não são grupo apartado da realidade, preservado da maldade do mundo. Pelo contrário, o mundo é casa dos discípulos. É aí que Jesus os encontrou, escolheu e os enviou em missão.

O envio tem como meta o mundo: eles são “escolhidos do meio do mundo”, com a tarefa de levarem a todos a salvação, tornando-se presença transformadora.

Eu os escolhi

A ação dos discípulos incidirá sobre a maldade e perversidade do mundo em visa de fermentá-lo com os valores do Reino: um mundo mais justo, humano e fraterno. Sem violência, intolerância e preconceitos; construindo um mundo de paz. Existe um confronto entre o ódio do mundo e o amor dos cristãos. Não devemos guardar ódio em nosso coração.

Nada mais contrário ao discipulado cristão que uma presença insignificante no mundo em que vivemos: uma presença alienada, despreocupada e omissa. O seguimento é sempre um apelo à ação missionaria, uma ação transformadora.

O amor e a amizade são necessários para as comunidades enfrentarem as hostilidades externas. Devemos nos fortalecer na fé e na perseverança, guardando as palavras de Jesus: “Se guardaram a minha palavra, guardarão também a palavra de vocês”.

Rezemos

Senhor, com coragem quero evangelizar: criar um mundo melhor, com relações de amor, justiça e fraternidade.

O Senhor nos abençoe e guarde. (Mons. JLF)

Liturgia Diária – Evangelho de hoje – Sábado, 4/05/24

MAIS CONTEÚDO

No coração das nossas homilias, encontra-se uma profunda dedicação a explorar e compartilhar reflexões inspiradoras sobre as Escrituras, atendendo tanto a fiéis quanto a líderes religiosos que buscam aprofundar sua fé e prática. Primeiramente, o site se destaca por sua abordagem única, oferecendo homilias ricas que, sem dúvida, tocam o coração e o espírito de quem as lê. 

Certamente, a jornada espiritual é enriquecida quando compartilhada, e é com essa premissa que convidamos você a se unir ao nosso canal do Telegram, Liturgia Católica. Primeiramente, ao inscrever-se, você não apenas ganha acesso a uma fonte inesgotável de inspiração diária, mas também se torna parte de uma comunidade vibrante que busca crescer e evoluir na fé.

Com efeito, ao adentrarmos no vasto universo da fé, encontramos não apenas desafios, mas também inúmeras fontes de inspiração e aprendizado. Nesse sentido, convidamos você, com grande entusiasmo, a visitar e explorar o nosso canal no YouTube, Liturgia Católica. Primeiramente, é importante destacar que, ao se inscrever em nosso canal, você não só terá acesso a um conteúdo profundamente enriquecedor, mas também se juntará a uma comunidade dedicada à reflexão e ao crescimento espiritual.

Nosso perfil é um convite aberto para explorar a riqueza da fé católica através de imagens que falam ao coração, reflexões que desafiam o espírito e orações que unem a comunidade. Ademais, é uma oportunidade única de conectar-se com uma rede de fiéis engajados em viver e compartilhar o evangelho de maneira autêntica e transformadora.

Ao instalar nossos aplicativos, você terá ao alcance das mãos recursos valiosos que promovem a reflexão, o aprendizado e a oração diária, facilitando o acesso a uma vasta gama de conteúdos inspiradores que falam diretamente ao coração e à alma. Além disso, nossos aplicativos são projetados para serem espaços de acolhimento e partilha, onde cada usuário é convidado a explorar a profundidade da fé católica em seu próprio ritmo e de maneira interativa.

Tags: