
O legalismo faz votos de “corban” (oferenda consagrada a Deus) – Homilia – “Vocês invalidam o mandamento de Deus para seguir a tradição dos homens”. Mc 7, 1-13
Homilia – Mc 7, 1-13
Jesus mantem distância do legalismo vazio de muitas lideranças. São estritos no cumprimento das leis e inescrupulosos na defesa de seus interesses. Até mesmo os pais necessitados, eram vítimas dessa hipocrisia legalista, privando dos seus direitos. Um retrocesso na proposta da Lei.
Jesus declara que essa tradição, apresentada como de origem divina é de origem humana, portanto, não deve ser imposta a ninguém. Chama a atenção sobre a observância exterior: “Eles prestam culto inutilmente”.
Creem estar agradando a Deus, quando na verdade estão desprezando o próximo e privando dos seus direitos. Jesus vai lembra-los: “Para transmitir sua própria tradição, vocês invalidam a Palavra de Deus”.
Os lábios proferem longas orações, mas os corações continuam insensíveis. E Jesus apresenta um ensinamento novo, colocando a vida acima da lei. É preciso perceber os valores que as leis apontam e não absolutizar, mas pratica-la a serviço da vida.
Jesus ensina que ser fiel a Deus é praticar o amor a Deus e ao próximo, e não observância exterior da Lei. O legalismo faz votos de “corban” (oferenda consagrada a Deus) e deixa os pais na miséria. Vê nisso um abuso e não fidelidade a Deus. É preciso caminhar com sinceridade e fidelidade diante de Deus e dos irmãos.
Rezemos
Senhor, livra-me da hipocrisia, e que eu saiba agir partir das entranhas da misericórdia e da justiça.
Hoje celebramos a Festa de Nossa Senhora de Lourdes – Dia mundial do Enfermo. Ela apareceu em Lourdes, França, à menina Bernadete, apresentou-se como sendo a Imaculada Conceição, pediu que rezássemos pelos pecadores e fizéssemos penitencia buscando a conversão. Ali brotou uma fonte de água milagrosa, onde os doentes se banham até hoje. Cuida de nossa comunidade e dos nossos enfermos. Olhe por todos nós.
O Senhor nos abençoe e guarde.