Homilia | Vocês ficarão tristes, mas a tristeza de vocês se transformará em alegria
Homilia | Vocês ficarão tristes, mas a tristeza de vocês se transformará em alegria
A presença física Jesus dava segurança aos discípulos, a separação enchia o coração deles de tristeza. Eles gostavam de ouvir as palavras de Jesus que se esforçava para manter o grupo unido e coeso.
Há coisas que os discípulos só foram capazes de entender mais tarde. Após a Morte e a Ressurreição de Jesus, estas realidades se tornaram mais claras. Um caminho que foi se revelando aos poucos na medida do entendimento deles.
A expressão “daqui a pouco”, proferida por Jesus, pode ser considerada em dois níveis.
Primeiramente refere-se à Paixão e Morte de Jesus. Será um momento de desolação para os discípulos. Com a Ressurreição, volta a alegria, sentimento presente naqueles que se encontram com o Ressuscitado.
Em segundo lugar, aplica-se ao retorno de Jesus ao Pai na Ascenção. Aqui os discípulos se sentem órfãos. Mas Jesus não os deixa no abandono. Envia-lhes o Espírito Santo. A alegria e o entusiasmo apoderam-se deles.
Jesus não deixa os discípulos sozinhos e desorientados. Ele está vivo e atuante na comunidade. A experiência da Ressurreição gera a Missão, sustentada na força do Espírito Santo, que transforma a vida dos discípulos: de tímidos e medrosos em corajosos; de tristes em alegres e dispostos a dar a vida pelo Senhor (cf At 5, 41).
Rezemos:
Senhor, que a força da Ressurreição traga a alegria que supera a tristeza e na força do Espírito Santo eu seja um discípulo levando avante a Missão de Jesus.
O Senhor nos abençoe e guarde.