Homilia – “Vocês devem rezar assim”. Mt 6, 7-15

Homilia diária terça-feira JLF

Homilia – “Vocês devem rezar assim”. Mt 6, 7-15

Homilia – “Vocês devem rezar assim”. Mt 6, 7-15

Jesus ensina rezar com a vida, sem usar muitas palavras e assimilando o seu ensinamento. Palavra e ação seguem no mesmo compasso. É uma nova relação com Deus, aprendendo a rezar como filhos e amigos de Deus Pai, e vivendo reconciliados.
A oração do “Pai Nosso” é um projeto de vida, expressão da comunhão solidária, quem reza diz: Pai Nosso, pão nosso, nossas dividas, como nós perdoamos. É vencer o egoísmo, mantendo a preocupação com o comunitário. Rezar é abrir lugar para a presença de Deus, carregando no coração os irmãos.


O Pai Nosso, contempla as duas dimensões da oração. Primeiro vem o reconhecimento da onipotência de Deus, somos convidados assumir o Nome, o Reino e a Vontade do Pai. Depois, seguem as nossas necessidades: o pão, o perdão, a força para superar o mal, evitando as tentações e livrando-se do mal. É a dinâmica do Reino; graça e perdão.


A oração não pode ser palavreado piedoso, sem mostrar um compromisso com o bem do próximo. Pode se tornar uma oração inútil, que não encontrará ressonância no coração de Deus. A oração deve ser como a de Jesus, sempre unido ao Pai por vida de oração sincera e aos irmãos por um amor verdadeiro.

Rezemos: Senhor, ensina-nos a rezar com os irmãos, reconhecendo o seu amor e sua vontade, partilhando o pão, aprendendo a perdoar e evitando a vingança e o mal.

O Senhor nos abençoe e guarde.