Homilia – “Vocês beberão do meu cálice”. Mt 20, 20-28
Homilia – “Vocês beberão do meu cálice”. Mt 20, 20-28
Na lista dos apóstolos, Tiago, filho de Zebedeu, aparece ao lado de seu irmão, João. Com Pedro e João, está presente no momento da transfiguração de Jesus e da sua agonia no Horto das Oliveiras.
“Ele tinha inicialmente pedido, por meio da mãe, para sentar com o irmão ao lado do Mestre, no Reino, foi justamente o primeiro a beber o cálice da paixão”. (Bento XVI). Foi morto a espada no ano 44, por ordem de Herodes. (At 12, 1-2).
A tentação dos primeiros lugares, é a tentação de sempre. E Jesus lembra: “Entre vocês não deve ser assim”. A tirania deve ceder lugar ao serviço, e a opressão transformar-se em amor eficaz em benefício do próximo.
O primeiro lugar gera orgulho, desprezo e discriminação. Jesus indica o melhor lugar: o último, lugar daquele que serve. É o serviço que dá dignidade. Foi exemplo de serviço, não buscou ser servido, tampouco teve a arrogância de se considerar superior a alguém. Manteve a postura de servo, e ensinou a amar.
Antiga tradição afirma que as relíquias de São Tiago foram levadas para Compostela na Espanha, onde é venerado e o lugar que se tornou meta de numerosas peregrinações do mundo todo.

Rezemos
Senhor, quero ser um servidor, aprender a fazer aquilo que ninguém quer fazer. São Tiago, rogai por nós!
Lembramos também da memória de São Cristóvão, patrono dos motoristas. Oremos: Que Deus abençoe você que é motorista, seu veículo e os passageiros de cada viagem, livrando-os de todos os perigos e males. Que Jesus seja sempre nosso companheiro nas viagens e nos conduza no caminho do bem. Amém.
O Senhor nos abençoe e guarde.