Homilia – “Vocês abandonam o mandamento de Deus para seguir a tradição dos homens”. Mc 7, 1-13

Homilia – “Vocês abandonam o mandamento de Deus para seguir a tradição dos homens”. Mc 7, 1-13

JLF - TERÇA

Homilia – “Vocês abandonam o mandamento de Deus para seguir a tradição dos homens”. Mc 7, 1-13

Deus não habita em templos feitos por mãos humanas, diz Salomão em sua oração. Contudo, está atento aos corações orantes: “De nada adianta o culto que me prestam, as doutrinas que ensinam são preceitos humanos. Abandoam os mandamentos para seguir as tradições dos homens”. A ênfase nos rituais exteriores e nas tradições vazias faz perder de vista o objetivo do mandamento do amor a Deus e ao próximo.

Para os fariseus e escribas a verdadeira religião era observar leis e ritos. Entre os que escutam Jesus, alguns não conseguem entender seu jeito e ficam apegados nas tradições e costumes. Não percebem os valores e as inspirações dessas leis e criam uma religiosidade cheia de rituais e vazia.

Jesus declara que essa tradição apresentada como divina é de origem humana e não pode ser imposta como vontade divina. Chama a atenção dessa observância puramente exterior: “…me prestam culto inutilmente”.

Creem estar agradando a Deus, quando, na verdade, estão desprezando o próximo, Jesus vai lembrar: “Para transmitir sua própria tradição, vocês invalidam a Palavra de Deus”.
Os lábios proferem longas orações, mas os corações continuam insensíveis. E Jesus apresenta um novo ensinamento que coloca a vida acima da lei. É preciso perceber os valores que as leis apontam e não absolutizar, mas praticá-la a serviço da vida. Ele propõe a religião do amor, da misericórdia, do acolhimento e do cuidado.

Jesus ensina que ser fiel a Deus é praticar a caridade, e não uma observância externa da Lei. O legalismo faz votos de Corban (oferenda consagrada a Deus) e deixa os pais na miséria sem o devido cuidado. Ele vê nisso um abuso, um desrespeito ao mandamento e não fidelidade a Deus. Desmascarando a hipocrisia deles.

Quaresma 2026

Rezemos

Senhor, me livre da hipocrisia, e faça com que eu saiba agir partir das entranhas da misericórdia e da justiça.

Hoje celebramos Santa Escolástica (nasceu e viveu na Itália, 480-547). Foi irmã de São Bento e mulher de profunda intimidade com o Senhor. Fundou a Ordem das Beneditinas. O seu exemplo de mulher orante e contemplativa, valorize nossa vida de oração e honremos o Senhor com um coração agradável, capaz de amar e servir.

O Senhor nos abençoe e guarde.