Homilia – “Você vai conceber e dar à luz um filho”. Lc 1, 26-38

Homilia – “Você vai conceber e dar à luz um filho”. Lc 1, 26-38

JLF - SEXTA

Homilia – “Você vai conceber e dar à luz um filho”. Lc 1, 26-38

DIA DE ORAÇÃO E JEJUM PELA PAZ (Pedido do Papa Leão XIV)

Esta memória litúrgica foi introduzida na Igreja pelo Papa Pio XII, em 1954, fixada para este dia, a celebração quis pôr em relevo a estreita ligação que há entre a dignidade régia de Mãe de Deus e sua Assunção ao céu.

Ao longo da história da Igreja, muitas características foram acrescentadas ao título de “Rainha”: Rainha dos Apóstolos, Rainha da Paz…

Não se trata de poder ou domínio atribuídos a Maria, mas de plenitude e bondade espiritual que ela derrama sobre a humanidade. Sua realeza é ternura e bondade, superando todas as criaturas em santidade.

Amazon

“Rainha”

Maria é rainha marcada pelo serviço. É Mãe, simples, pobre, de pé no chão! A disponibilidade fez dela a mais santa entre as mulheres. O seu “sim” não visou honra e grandeza. Foi a resposta da Serva do Senhor, generosa e responsável. Um “sim” abrangente, em nome da humanidade, “sim” a Deus e as suas promessas. Em síntese, um sim que trouxe Deus para morar com o seu povo.

O título de “Rainha” não estabelece distância entre Maria e a nossa pequenez. Ao contrário, lembra a vocação real de todos à dignidade de filhos e filhas de Deus, que Maria não só realizou em si, mas que também nos ajuda a conseguir com seu ser e ação.

Maria sempre aponta para o seu filho, Jesus: “Façam tudo o que Ele disser”. Ela viveu a simplicidade da fé em seu dia a dia. Aponta para o caminho do serviço, a partir da Palavra que guardou em seu coração. Como mãe, nos ensina a caminhar nos passos de Jesus. Imitemos Maria em sua responsabilidade e generosidade.

Amazon

Rainha da Paz

O papa Leão, solicita que façamos hoje, um dia de oração e jejum pela Paz em Gaza, na Ucrânia e em outros lugares do mundo. Imploremos para que o Senhor nos conceda paz e justiça. “Que o Senhor enxugue as lágrimas daqueles que sofrem por causa desses conflitos armados. E os governantes direcionem o coração para a justiça e o cuidado com as pessoas. Que Maria, Rainha da Paz, interceda para os povos encontrarem o caminho da paz”.

Rezemos: Ó Maria, concebida sem pecado, Mãe e Rainha da Paz, rogai por nós, que recorremos a vós! Cuida de nós Mãe querida!

O Senhor nos abençoe e guarde.