Homilia – “Viu também uma pobre viúva que depositou duas pequenas moedas”. Lc 21, 1-4

Homilia – “Viu também uma pobre viúva que depositou duas pequenas moedas”. Lc 21, 1-4

JLF - SEGUNDA

Homilia – “Viu também uma pobre viúva que depositou duas pequenas moedas”. Lc 21, 1-4

Deus espera fidelidade de todos nós nos caminhos da vida. O exilio na Babilônia marcou profundamente a história do povo de Deus. A resistência dos jovens: Daniel, Ananias, Misael e Azarias vai além da recusa da comida do rei; diz respeito a lealdade e fidelidade ao Senhor da vida diante dos sistemas opressores.

Jesus olha a realidade a partir dos valores do Reino. A viúva é o retrato de quem vive a fé com autenticidade e não com ostentação. Ela representa o povo esquecido pelos dirigentes e explorado por eles. Ao mesmo tempo, representa àqueles que esperam em Deus e são capazes de repartir o que possuem. É confiante, cheia de alegria e esperança, ofereceu tudo que tinha.

Os gestos de ofertar são semelhantes, mas um abismo de diferenças, separa a viúva e os ricos. Ela entrega tudo o que possui para sobreviver, dá a menor moeda existente. O rico oferece das suas sobras, suas esmolas mais do que a Deus, destinavam-se também a incensar sua vaidade.

Deus não tem interesse no nosso dinheiro, Ele quer o amor do nosso coração, nossa fidelidade e o nosso tempo. Só o Senhor tem condições de avaliar a sinceridade de nossos atos. Estará em boas mãos tudo o que for feito gratuitamente a Ele e aos irmãos. Deus aceita nossa medida desde que seja envolvida no amor.

Mais do que a quantidade daquilo que damos a Deus, vale a qualidade da nossa oferta. A viúva despojada serve de exemplo para os discípulos do Reino. A fé não se mede em cifras, mas é confiança total no amor divino.

Advento Amazon

Rezemos

Senhor, a exemplo da viúva, eu tenha um coração desapegado e saiba partilhar. Que eu seja fiel, simples e generoso.

O Senhor nos abençoe e guarde.