Homilia – “Virão do oriente e do ocidente, e tomarão lugar à mesa no Reino de Deus”. Lc 13, 22-30

Homilia – “Virão do oriente e do ocidente, e tomarão lugar à mesa no Reino de Deus”. Lc 13, 22-30

JLF - DOMINGO

Homilia – “Virão do oriente e do ocidente, e tomarão lugar à mesa no Reino de Deus”. Lc 13, 22-30

A PORTA DO AMOR E DO SERVIÇO

A Palavra vem lembrar para nós que Deus não castiga, mas corrige. Sua atitude é sempre amorosa e misericordiosa. Ele não é conivente com nossos erros, nos ama com um Amor Exigente, como aquele manifestado na cruz. Não foi castigo, continua sendo caminho de salvação!

Ninguém se salvará por privilégio. A salvação é o prêmio dos que aprenderam a unir a fé com a vida. Não basta só saber, é preciso viver aquilo em que acreditamos: “É necessário firmar as mãos enfraquecidas e os joelhos vacilantes, tornar retos os caminhos, para não tropeçar, mas antes ser melhorado”.

Jesus não responde à pergunta feita por alguém; mas apresenta o que devemos viver, o caminho que levará à salvação. Vem lembrar aos discípulos que é necessário passar pela porta estreita para entrar no Reino: amar, servir, perdoar, partilhar, ser justo, fraterno e acolhedor.

Muitos tentam passar pela porta e não conseguem, porque não seguem a prática do Reino, pois não descobriram a chave. Tampouco querem renunciar a nada. Abandonam o caminho e vão acumulando bens e riquezas, e não conseguem passar pela porta estreita com tanto volume. A vivência exterior e superficial é insuficiente para levar à comunhão com o Senhor.

Não adiante dizer que rezou bastante, que ouviu as palavras de Jesus ou participou de refeições com Ele. Para alcançar a alegria de passar pela porta estreita, é necessária a vivência da justiça e do amor, que provocam relações de fraternidade e partilha, base de uma nova sociedade, que acredita no diálogo, na reconciliação e na paz. Acabando com as guerras.

A Porta Estreita: Instruções Para Iniciantes e Perseverantes na Vida Cristã

Rezemos

Senhor, que eu seja sincero na vivência da minha fé e consiga passar pela porta estreita amando, servindo e vivendo fraternalmente.

O Senhor nos abençoe e guarde.