Homilia – “Viram Jesus andando sobre as águas”. Mc 6, 45-52

Homilia – “Viram Jesus andando sobre as águas”. Mc 6, 45-52

Homilia – “Viram Jesus andando sobre as águas”. Mc 6, 45-52

Jesus mostra a necessidade de rezar em todos os momentos e confiar em seu amor. Está sempre conosco e seu amor se realiza entre nós. Garante que quem vive no amor e na fidelidade permanece n’Ele e com Ele. Deus é amor! E no amor não há temor, mas confiança!

Depois de ter saciado a fome da multidão, Jesus envia os discípulos à outra margem, enquanto despede a multidão e se retira para rezar. Durante a noite, o vento contrário, põe em perigo a barca, e Ele se aproxima andando sobre o mar.

A cena lembra a vida dos discípulos-missionários. Eles caminham na contramão do mundo. As dificuldades acontecem porque, a exemplo de Jesus, denunciam o egoísmo e escolheram a prática do amor solidário.

Naquele cenário, tudo gerava uma situação de pânico. Mas, Jesus vai ao encontro deles, é visto como um fantasma. Logo se apresenta e os convida a ter coragem e afastar o medo. Sem confiança, o discípulo não segue adiante: “Coragem, sou eu. Não tenham medo!”. Jesus está sempre animando os discípulos. A coragem não pode faltar na vida deles.

A presença do Ressuscitado caminhando com a gente é motivo de serenidade na vida e incentivo para afastar o medo que paralisa. Fortalecidos pela oração, superamos as dificuldades e permanecemos fiéis na missão. Quando queremos fazer tudo sozinhos, podemos afundar, nessa hora, pedimos que Jesus entre em nosso barco e nos conduza.

Amazon 052026

Rezemos

Senhor, venha em meu socorro, não permita que afunde nas águas agitadas. Salva-me, sou pecador e preciso de Ti.

O Senhor nos abençoe e guarde.