Homilia – “Viemos do Oriente adorar o Rei”. Mt 2, 1-12

Homilia – “Viemos do Oriente adorar o Rei”. Mt 2, 1-12

Homilia – “Viemos do Oriente adorar o Rei”. Mt 2, 1-12

PROCURAR E SEGUIR JESUS

O significado desta solenidade é perceber a manifestação de Deus a todos os povos. Não é exclusividade de um grupo ou de um povo. Jesus se revela ao mundo. O desconhecido se dá a conhecer, mostra-se. Os Magos peregrinaram, viram e adoraram. Devemos procurar e seguir Jesus. Ele espera nossa acolhida. Vamos adorá-lo!

A notícia que os Magos trazem sobre a chegada do “Rei dos judeus” abala Herodes, as autoridades e toda cidade de Jerusalém. Os “Magos” enxergaram a estrela que brilha sobre Belém, e percebem algo que eles não conseguiram fazer.

As profecias e os Livros sagrados não foram suficientes para que as lideranças civis e religiosas percebessem a grande notícia. Com um coração frio e duro nada entenderam. Os pastores viram e acreditaram. Os Magos buscaram e encontraram um menino pobre, frágil e humilde diante do qual se prostram e oferecem presentes. Adoraram o Menino Jesus, o Deus conosco.

Aparecida 2 Amazon

Convite

Quem esperava um rei com o seu exército, ficou decepcionado. Na lógica dessas pessoas, Jesus poderia ter nascido num berço de ouro, mas se isso acontecesse, teria sido difícil incluir na herança os que nascem na manjedoura. Por isso nasceu na manjedoura para incluir a todos, até os que nascem em berço de ouro.

Ele está à disposição de todos, até de Herodes, se buscar a conversão. Nele todos são abençoados, somos filhos, irmãos e herdeiros da mesma herança. Pena, que nem todos sabem dessa alegria.

Somos convidados a buscar aquele que deve iluminar nosso caminho ao longo do ano que estamos iniciando. Mesmo quando esta luz fica ofuscada pelos momentos de dificuldades, devemos continuar caminhando. Nem sempre percebemos sua presença, mas Ele está sempre conosco.

Com Ele enfrentamos os desafios e os perigos do caminho.
Devemos ter o cuidado para
não se deixar confundir e nem se perder. Menos ainda, retomar o caminho de Herodes; que perpetua sua presença na história pela maldade e o ódio; dá as costas aos pobres e infelizes; sustenta um sistema alimentado pela sua desenfreada e insaciável ganância; enriquecendo-se do empobrecimento e exploração de outros. Devemos fugir dele; são caminhos que provocam rejeição, divisão, discriminação e guerras; afastando-nos da verdade.

Seguimos o caminho indicado pela Palavra e alegria da fé, no encontro com o Senhor manifestado a todos a partir da gruta de Belém, que grita e oferece vida para todos.

Amazon 022026

Rezemos

Senhor, não quero o caminho de Herodes, um caminho de mentiras e morte. Quero trilhar no amor, na alegria, na paz, na justiça, no respeito e na fraternidade, caminho que conduz ao Reino.

O Senhor nos abençoe e guarde.