Homilia – “Venham a mim todos vocês que estão cansados e abatidos… eu lhes darei descanso”. Mt 11, 28-30

Homilia – “Venham a mim todos vocês que estão cansados e abatidos… eu lhes darei descanso”. Mt 11, 28-30
Deus renova as forças daqueles que estão cansados e sustenta os que esperam Nele: é paciente. Bondoso e compassivo. Ele perdoa, cura, cerca de carinho e nos livra da morte. Nos quer bem, não condena, seu desejo é nossa salvação.
Apontou para Jesus, manso e humilde, que encontrou pessoas carregando fardos pesados: a pobreza, a doença, os impostos e especialmente as obrigações da Lei de Moisés, explicadas e cobradas pelos fariseus e seus mestres, os doutores da Lei.
A religião era um peso para os pobres, as mulheres, as pessoas com deficiência (Mt 23,4).
Os ricos e os doutores tinham como observar todas as leis. Colocavam empregados para fazer os serviços mais impuros: cuidar de doentes, pastorear as ovelhas, etc. Mas, os mais pobres não dispunham destes recursos e ficavam mal diante da Lei (Jo 7, 49). Paulo lembra que nem Pedro conseguiu observar todas as obrigações da Lei (Gl 2,14).

Em Jesus, o povo encontrou acolhimento, compreensão e valorização. Sentiam que Ele não lhes tirava nada, nem os sobrecarregava com novas obrigações. Sentiam-se amados e convidados a aprender a amar a Deus e aos irmãos com um coração livre e generoso. O peso suave de um coração bondoso, como o d’Ele.
Acolher Jesus é sair desse emaranhado legalista para vivenciar o amor a Deus e ao próximo. Não é preciso ser “doutor”, basta viver o evangelho. A prática religiosa não é um peso da coleção de Leis, mas um compromisso com a vida. O discípulo pratica a misericórdia e valoriza a vida. O amor nos liberta do peso das obrigações e das armadilhas da rotina.

Rezemos
Senhor, quero assumir o seu jugo suave, a mansidão e a humildade de coração, um caminho de humanização e realização.
O Senhor nos abençoe e guarde.
