HOMILIA – “Toda a cidade saiu ao encontro de Jesus. Vendo-o, começaram a suplicar que Jesus se retirasse da região deles”. Mt 8, 28-34
HOMILIA – “Toda a cidade saiu ao encontro de Jesus. Vendo-o, começaram a suplicar que Jesus se retirasse da região deles”. Mt 8, 28-34
A presença de Jesus no território dos Gadarenos foi uma libertação para aqueles dois possessos e uma ameaça contra a deplorável situação de dominação, escravidão e violência que viviam: “Vieste para nos atormentar?”.
A narrativa mostra que Jesus tem o poder sobre as forças que envolve as aparências do mal: túmulo, violência, a imundície dos porcos e a derrocada final nas águas. Ele reverte esse quadro e derrota esses poderes, apresentando a todos a esperança da salvação.
A presença de Jesus põe em polvorosa as forças do mal, uma batalha entre Ele e os demônios.
Forças que escravizam os seres humanos. Ele vence essas forças e descortina para o ser humano uma nova possibilidade de vida, sem aquelas amarras que os mantém cativos, impedindo-os de se realizar como filhos de Deus. Com Jesus os obstáculos são superados. Ele é o Senhor da História.
Ao perder os seus rebanhos, os Gadarenos ficam zangados com Jesus e o afastam como indesejável.
É engano valorizar mais os bens matérias do que a vida humana: preferiram seus porcos e rechaçaram a presença libertadora do Reino. Colocaram o dinheiro acima da vida, como tem acontecido em nossos dias. Lamentavelmente!
Rezemos: Senhor, que eu seja um instrumento de libertação juntos aos que sofrem, que vivem oprimidos e incapacitados de fazerem o bem.
O Senhor nos abençoe e guarde.
MAIS CONTEÚDO
[MEC id=”398126″]