Homilia – “Vendo Jesus as multidões, compadeceu-se delas”. Mt 9, 35-10.1.6-8

Homilia – “Vendo Jesus as multidões, compadeceu-se delas”. Mt 9, 35-10.1.6-8

Homilia – “Vendo Jesus as multidões, compadeceu-se delas”. Mt 9, 35-10.1.6-8

“Felizes são aqueles que esperam no Senhor”, e percebem para além das complicadas tramas da vida, o agir divino na história da salvação e a compaixão de Deus com nossas dores. Um caminho que conforta os corações entristecidos, cuida e cura das nossas feridas, ampara os humildes e dobra até o chão os ímpios.

Jesus é a continuação dessa compaixão e age em nosso favor, peregrina entre nós, anuncia o Reino de Deus, e faz o bem em seu caminho. É um Mestre itinerante! Vai de cidade em cidade mostrando a misericórdia com os sofredores e anunciando o amor de Deus pela humanidade.

SCJ Amazon

A palavra de Jesus

Jesus é a mediação da misericórdia divina, mostrando o quanto o Pai nos ama. Comunica a Boa Notícia do Evangelho, o desejo do Pai. Nutre um grande amor por nós, ajuda superar a infelicidade e cura as nossas doenças.

A palavra de Jesus vem acompanhada de ações, gestos e atitudes: a cura dos doentes, a purificação dos leprosos, o exorcismo dos espíritos maus, a ressurreição dos mortos. É o Reino chegando como vitória sobre a doença, a exclusão social, o mal e a morte. Uma prática que provoca a alegria no povo.

Jesus partilha essa missão com os discípulos. Cabe a eles se colocarem a serviço daqueles que sofrem e são carentes do amor do Pai, anunciando a proximidade do Reino. Tirando dos ombros do povo o peso da opressão e recuperando a alegria de viver.

A todos cabem pedir ao Senhor da colheita, trabalhadores para a missão, que não é iniciativa humana, e sim do Senhor da messe: continuando nos passos de Jesus, sendo presença amorosa, anunciando a bondade e realizando atos que confirmem a missão assumida.

Rezemos

Senhor, quero permanecer nos teus passos, anunciando o evangelho, curando os sofrimentos e recuperando a alegria de viver, mostrando o Reino crescendo entre nós.

O Senhor nos abençoe e guarde.