Homilia | “Vão pelo mundo todo, proclamem o Evangelho a toda criatura” | Mc 16, 15-18
Homilia | “Vão pelo mundo todo, proclamem o Evangelho a toda criatura” | Mc 16, 15-18
Antes de sua Ascensão ao céu, Jesus envia os discípulos com uma ordem bem precisa: proclamar o Evangelho. Foi um marco importante na vida da comunidade primitiva. No processo de formação, os discípulos tinham diante de si a missão de evangelizar o mundo inteiro, e não contavam mais com a presença de Jesus entre eles, mas cuidou de prepara-los: é urgente evangelizar!
As longas caminhadas com Jesus permitiram aos discípulos compreenderem melhor o Evangelho. Os ensinamentos dirigidos às multidões e os debates com seus adversários foram, também, ocasiões para conhecer seu pensamento.
Não bastava a formação intelectual. Foi preciso uma preparação existencial. Isso se deu mediante o exemplo de vida de Jesus. O modo de tratar as pessoas, especialmente os pecadores, sofredores e marginalizados, o relacionamento íntimo com o Pai, a sua liberdade diante da Lei. Evangelizar não é apenas anúncio de palavras. É ação, como Jesus fez.
Depois da Ascensão de Jesus é hora dos discípulos assumirem a tarefa missionária confiada a eles. Doravante, Jesus agiria por meio deles. A Igreja testemunha a verdade dessa realidade.
O Apóstolo Paulo, o evangelizador dos povos, faz parte dessa corrente de pregadores, através do qual Jesus realizou milagres extraordinários. Paulo, entendeu e assumiu a missão e lembrou: “Ai de mim se eu não evangelizar”.
Por onde Paulo passava, instituía comunidades para dar continuidade a obra de Jesus. Paulo não buscava o mínimo, mas o máximo possível. E graças ao seu testemunho de vida e suas cartas, sua palavra continua ressoando em nossas comunidades e motivando o anuncio do Evangelho.
Rezemos: Senhor, quero ser discípulo missionário assumir com alegria a tarefa de anunciar o Evangelho ao mundo inteiro.
O Senhor abençoe e guarde.