Homilia | Um homem deu um grande banquete | Lc 14, 15-24

Homilia – “Um homem deu um grande banquete e convidou muitas pessoas…, mas todos começaram a dar desculpas… o dono da casa disse: Saia depressa… e traga para cá os pobres, aleijados, cegos e coxos”. Lc 14, 15-24

Homilia – “Um homem deu um grande banquete e convidou muitas pessoas…, mas todos começaram a dar desculpas… o dono da casa disse: Saia depressa… e traga para cá os pobres, aleijados, cegos e coxos”. Lc 14, 15-24

Um homem deu um grande banquete

O Reino de Deus é festa. Um Homem mandou preparar um grande banquete. É uma honra ser convidado para um jantar. O convidado traz alegria a quem o convidou. Porém, muitos não souberam avaliar o convite. Esconderam-se atrás de muitas desculpas, o convite não foi interessante para eles. Deram prioridade a seus interesses e projetos, correram atrás dos seus negócios.

Os excluídos

O dono da festa se decepciona, mas não cancela o banquete. Surge uma outra possibilidade, a nova lista de convidados: os pobres, os aleijados, os que nunca participaram de um banquete, os excluídos da vida social.

O banquete do acolhimento

Os primeiros convidados para a festa, foi o Povo de Israel; ignoraram o convite. A festa teve continuidade, o convite foi estendido aos publicanos, pecadores, excluídos, pagãos. Eles ocuparam o lugar dos filhos do Reino, e casa ficou cheia. E visto que ainda sobrou lugar, acolhe todos os estrangeiros, em todos os tempos e lugares, porque o banquete está sempre aberto a todos.

Não porque merecemos…

O convite é gratuidade. Somos convidados não porque merecemos ou somos bons, mas pela bondade do Pai. O convite é um gesto generoso, mas o Pai respeita a liberdade dos convidados. O Reino não fracassará. Somos convidados a ser os parceiros de Deus para a festa do Reino. O projeto avança, conosco ou sem a nossa participação. O ser humano é quem aceita ou rejeita o convite.

Rezemos

Senhor, não quero recusar o convite para a festa do Reino de amor. Tira do meu coração os apegos e as indiferenças, empecilhos a comunhão com os irmãos.

O Senhor nos abençoe e guarde.

Homilia em vídeo

Liturgia Diária Relacionada

https://homilias.com.br/liturgia-diaria/liturgia-diaria-01-11-22-3a-feira-da-31a-semana-do-tempo-comum-lc-1415-24/

[MEC id=”398125″]

[web_stories title=”true” excerpt=”true” author=”false” date=”false” archive_link=”true” archive_link_label=”” circle_size=”150″ sharp_corners=”false” image_alignment=”left” number_of_columns=”1″ number_of_stories=”5″ order=”DESC” orderby=”post_title” view=”list” /]

VELA VIRTUAL
Opcional

avatar do autor
Editor
Como Editor do site Homilias, minha paixão é compartilhar reflexões inspiradoras e edificantes com a nossa comunidade. O meu objetivo é proporcionar conteúdo de qualidade que possa nutrir sua fé, fortalecer sua conexão com Jesus Cristo e oferecer perspectivas enriquecedoras para enfrentar os desafios do dia a dia. Acredito no poder transformador das palavras do Evangelho e na capacidade das homilias de tocar corações e transformar vidas! Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Comments are closed

DISCERNIMENTO ESPIRITUAL
As Profecias de Nossa Senhora de Akita
A missa parte por parte
O Mínimo Que Você Precisa Saber Para Ser Um Católico
Como a Igreja Católica construiu a civilização ocidental - 11ª Edição
Salve Santa Rainha - a Mae de Deus na Palavra de Deus
Dicionário da Doutrina Católica
O quarto cálice: Desvendando o mistério da Última Ceia e da Cruz