Homilia – “Um de vocês me entregará… e o galo não cantará antes que me negue três vezes”. Jo 13, 21-33.36-38

Homilia diária terça-feira JLF - homilias.com.br

Homilia – “Um de vocês me entregará… e o galo não cantará antes que me negue três vezes”. Jo 13, 21-33.36-38

Homilia – “Um de vocês me entregará…”. Jo 13, 21-33.36-38

Na noite anterior, Jesus se vê cercado de amigos e gestos carinhosos, cheios de generosidade. Foi uma ceia fraterna e solidária. Agora se sente sozinho, mergulhado em tristeza. Havia acabado de lavar os pés dos discípulos e falado do compromisso de fazer o mesmo e amar sempre. E naquele momento, se vê traído, vendido, enganado e abandonado por aqueles que juraram fidelidade e amizade profunda.


Judas não soube alinhar seu projeto pessoal ao de Jesus; foi prepotente, egoísta, mesquinho e ganancioso. Após receber um gesto carinhoso, se afastou da comunidade. Preferiu sair e mergulhar sua vida na escuridão, executando a traição.
Pedro, também se deixou levar pelo medo e insegurança. Na hora decisiva, afastou-se e negou. Ele soube retroceder e refez seu projeto. Judas não soube fazer o mesmo.


Aquela noite foi difícil e de muita comoção. Ali começou o processo da glorificação de Jesus. Ele escolheu os seus, mas não tirou a liberdade de agirem segundo a sua consciência. Foi uma noite tensa e de muita agonia.


A atitude do discípulo traidor e do inseguro servem de alerta para nós. Sem cultivar no coração uma relação de sincera amizade e compromisso com Jesus, corremos o risco de, nos momentos de provação, tropeçar em infidelidades, deixando de lavar os pés uns dos outros e de espalhar o perfume do serviço, do amor e da fraternidade.

Rezemos: Senhor, dá-nos a firmeza da fé, para não abandonarmos o caminho do seguimento. Queremos ser como Pedro, sempre refazer nossas opções.

O Senhor nos abençoe e guarde.