Homilia – Tu receberás a recompensa na ressurreição dos justos

Lucas 14,12-14

Homilia – Tu receberás a recompensa na ressurreição dos justos

Homilia – Tu receberás a recompensa na ressurreição dos justos

Na simplicidade de uma refeição, Jesus revela as profundezas do Reino de Deus. Ele nos chama a olhar além das convenções sociais e das expectativas de reciprocidade que muitas vezes moldam nossas ações. O convite de Jesus é um convite à generosidade desinteressada, à hospitalidade que não busca recompensa. “Quando tu deres um almoço ou um jantar”, começa Jesus, desafiando a lógica do favor com favor se paga. Ele nos convida a repensar a quem estendemos nossa mão, a quem abrimos as portas de nossa casa. Não é para aqueles que podem nos recompensar, mas para aqueles que não têm meios de retribuir.

Jesus nos exorta a convidar os pobres, os aleijados, os coxos, os cegos – aqueles que a sociedade muitas vezes marginaliza. Ao fazer isso, Ele não está simplesmente nos pedindo para sermos caridosos, mas para reconhecermos a dignidade e o valor de cada pessoa, independentemente de sua condição social ou física. 

A verdadeira felicidade, segundo Jesus, não se encontra na reciprocidade das festas e dos banquetes, mas na alegria de dar sem esperar receber. A generosidade que Jesus descreve é aquela que flui do coração que compreende a graça de Deus, que dá livremente sem calcular o custo ou o retorno. Ao convidar os marginalizados, estamos praticando o Reino de Deus aqui e agora. Estamos antecipando a ressurreição dos justos, onde as barreiras sociais são derrubadas e todos são bem-vindos à mesa do Senhor.

A recompensa que Jesus fala não é uma transação comercial, mas uma promessa de participação na vida eterna. É uma recompensa que não pode ser medida em termos terrenos, pois é uma recompensa que transcende o tempo e o espaço. Ao nos convidar a praticar essa hospitalidade radical, Jesus está nos moldando para sermos mais como Ele – generosos, acolhedores e desapegados das expectativas mundanas. Ele está nos ensinando a amar como Deus ama, a ver como Deus vê.

A lição de Jesus é clara: a verdadeira generosidade não busca aplausos ou recompensas terrenas. Ela busca a alegria que vem de imitar o amor incondicional de Deus, um amor que se dá livremente, um amor que enriquece o doador tanto quanto o receptor.

Portanto, que possamos viver segundo o convite de Jesus, estendendo nossas mesas e nossos corações aos que são frequentemente esquecidos ou ignorados. E ao fazermos isso, descobriremos a verdadeira felicidade e a promessa da ressurreição dos justos, onde a generosidade de Deus é plenamente realizada e todos são convidados para a festa eterna. (LC)

Liturgia Diária – Segunda-feira, 6 de novembro de 2023

Liturgia Diária - Liturgia da Missa de Hoje - Homilia

Não convides teus amigos, mas os pobres e os aleijados

31ª Semana do Tempo Comum, Ano Ímpar (I)

Leituras:

Rm 11,29-36

Sl 68(69),30-31.33-34.36-37 (R. 14c)

Lc 14,12-14

Aplicativo Android

Surpreenda-se com um aplicativo completo para o público católico.

Gratuito, Surpreendente, Interativo!

Acompanhe a Liturgia Diária no Aplicativo Homilias

Instale agora

MAIS CONTEÚDO

SITE HOMILIAS

PRODUTOS CATÓLICOS

TELEGRAM

YOUTUBE

INSTAGRAM

CLUBE DE LEITURA

APLICATIVOS ANDROID

author avatar
Editor
Como Editor do site Homilias, minha paixão é compartilhar reflexões inspiradoras e edificantes com a nossa comunidade. O meu objetivo é proporcionar conteúdo de qualidade que possa nutrir sua fé, fortalecer sua conexão com Jesus Cristo e oferecer perspectivas enriquecedoras para enfrentar os desafios do dia a dia. Acredito no poder transformador das palavras do Evangelho e na capacidade das homilias de tocar corações e transformar vidas! Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Tags: